Lealdade x Fidelidade

Muitas questões já foram levantadas sobre esses dois conceitos, na maior parte dos casos a lealdade e fidelidade são vistos como sinônimos. No entanto, alguns afirmam que a lealdade e fidelidade são conceitos distintos.

Para entender cada um desses conceitos e formar uma opinião, é preciso conhecê-los:

Fidelidade pode ser interpretada como uma característica daquele que é confiável, honesto e verdadeiro, seguidor das normas sociais impostas. Ter fidelidade é uma expressão usada para nominar aquilo que tem constância. Implica necessariamente mútua confiança, considerada como a base da estabilidade relacional.

Muitos entendem que existe um equívoco generalizado ao identificar a fidelidade apenas com sexualidade. Embora possa envolver também o aspecto sexualidade, que é o mais usual, não se pode limitar esse conceito, uma vez que há acordos de fidelidade que dispensam a vivência ou até da ideia de sexualidade, também ampla por demais em sua significação.

Trocando em miúdos, ser fiel não se limita ao apelo sexual, mas refere-se igualmente ao lado social determinado. Ser fiel, neste entendimento, significa não se sentir atraído sexualmente por outra pessoa que não seja seu/sua parceiro (a), não trocar mensagens ou qualquer meio de contato com quem possa significar um perigo em potencial, deve-se limitar a estar e ser mental, sexual e sentimentalmente focado no ser com o qual escolheu viver.

Já Lealdade, um substantivo feminino que significa a qualidade de alguém que é leal. Também é sinônimo de dedicação e sinceridade. Inicialmente essa palavra designava alguém em quem era possível confiar e que cumpria as suas obrigações legais. Ou seja, alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão, honra e decência.

A lealdade é uma questão de moral e é uma das bases para um relacionamento saudável entre duas ou mais pessoas, é uma virtude que se desenvolve conscientemente e que implica cumprir com um compromisso ainda que seja perante circunstâncias constantemente em mudança ou adversas.

Muitos acreditam que a fidelidade faz parte da lealdade, se alguém é leal tem que ser fiel. Outros, afirmam também que é possível ser fiel e não leal.

Várias pessoas acreditam que a lealdade corresponde maturidade emocional, enquanto a fidelidade é fruto de uma vontade de cumprir tradições e normas estipuladas.

Há também a crença de que o princípio de tudo pode estar na lealdade, que é um conjunto de sentimentos que envolve amor, compaixão, sinceridade, carinho e, além de tudo, respeito.

Quando há a deslealdade, todos estes sentimentos são rompidos, enquanto a infidelidade é vista como uma traição corporal e/ou emocional e que se houver arrependimento e sinceridade em nome da lealdade, existe o perdão.

Quando penso em fidelidade e lealdade me vem um texto em mente, um grande texto que pode melhor definir o conceito de ambos: “Soneto de Fidelidade” de Vinicius de Moraes.

“De tudo ao meu amor serei atento.

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto.

Dele se encante mais meu pensamento.”

“Quero vivê-lo em cada vão momento.

E em seu louvor hei de espalhar meu canto.

E rir meu riso e derramar meu pranto.

Ao seu pesar ou seu contentamento.”

“E assim, quando mais tarde me procure.

Quem sabe a morte, angústia de quem vive.

Quem sabe a solidão, fim de quem ama.”

“Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama.

Mas que seja infinito enquanto dure.”

No primeiro quarteto, Vinícius declara a necessidade de atenção e dedicação a seu amor, não impõe limitação de se encantar apenas pelo ser amado, mas diz que, mesmo diante de um outro encanto, que do seu amor se encante mais.

No segundo quarteto, Vinícius traduz a responsabilidade pelo compromisso firmado, relata que se deve cumprir com um compromisso - ainda que seja perante circunstâncias adversas.

Nos tercetos, Vinícius afirma que um dia tudo acaba, seja como for, mas mesmo diante do fim inconteste, fica a entrega, a eternidade que se cultivou durante o relacionamento, a honra e a decência com que se relacionou.

Diante de todo o exposto, a fidelidade de Vinicius de Moraes é fidelidade ou lealdade?

Particularmente não acredito em fidelidade e não gostaria de ter alguém fiel ao meu lado, não quero alguém que cumpra tradições e normas estipuladas, se vê obrigado a se manter fiel pelo fato de estar comigo, como uma imposição social.

Busco lealdade, honestidade, certeza de sentimentos e vontades, alguém que está comigo porque quer estar e não porque precisa.

Que mesmo se sentindo atraído (a) por outra pessoa – somos seres humanos e, como seres humanos, estamos dispostos a nos encantar por situações, pessoas e momentos – mesmo diante deste encantamento prefira a mim e o compromisso firmado.

Que se permita sim, saber que existem outras rosas no universo, mas entenda que eu sou única no seu mundo – não por ter me escolhido como mulher, mas por ter se permitido cativar, como bem dizia Antoine de Saint-Exupéry –.

Que seja leal, em primeiro lugar a si mesmo, ao que se propõe a ser e a fazer, pois a lealdade é algo interno, não pode ser imposta.

Que mesmo diante das adversidades da vida, escolha consertar e não jogar fora.

Relacionamento não pode ser interpretado como um jogo de interesses, mas sim como uma forma de cultivar o interesse de continuar junto e só por meio da lealdade pode ser mantido.

Um dito popular traduz bem isso:

“Não é o amor que sustenta um relacionamento, mas a forma de se relacionar que sustenta o amor”.

Que sob qualquer circunstância, seja honesto, me possibilitando escolher aonde pisar e como seguir.

A lealdade se faz necessária mesmo diante da possibilidade de decepcionar.

Diante da sinceridade não há argumentos, mas escolhas.

Que mesmo diante de um término iminente, seja como for, se mantenha integro, honesto com seus valores e conceitos de vida.

Me desculpem os que interpretam que fidelidade e lealdade são sinônimos, no meu conceito são bem diferentes e me desculpe também os que preferem a fidelidade à lealdade.

Não é a necessidade de cumprir um roteiro pré-definido que me fará manter um relacionamento, mas a vontade de estar nele e me dedicar a ele.

Surgem ao final de tudo isso, os seguintes questionamentos:

Você é fiel ou leal?

Alguma vez já foi fiel, mesmo sendo desleal?

Ou já foi leal sem ser fiel?

Uma boa reflexão não para um momento, mas para a vida.