ALUMNUS

Francisco de Paula Melo Aguiar

Preliminarmente, o termo aluno entrou no idioma Português no século XVI, originário do Latim, "alumnus", proveniente do verbo "alere", que significa ao pé da letra, alimentar, criar no sentido de "alimentum" e ou de alimentar a criança de peito e ou órfão, assim entendida como necessitado e ou carente, de que alguém, pais, mestre ou não se encarrega e ou assume o compromisso de educar, portanto, não se trata de instruir, a exemplo da função essencial da escola formal que conhecemos na atualidade.

Assim sendo, não resta dúvida de que "educare" vem do latim, no sentido pleno de educar, de criar, de ensinar, isso mesmo, está ligado ao verbo "ducere", também do Latim, que significa guiar, orientar, acompanhar e ou de conduzir.

Portanto, o aluno é aquele que seguia e não agredia em versos e prosas, o exemplo do "magister", claro, para além do "domus", no sentido de casa e ou do lar, daí vem o étimo domicílio e bem assim da própria "schola", no sentido de escola, do intervalo do trabalho, assim não era apenas "alumnus", era também "discipulus" e ou discípulo, porque aprendia mais do que apenas a disciplina que o mestre ensinava, uma vez que aprendia para a vida ou para viver.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 20/10/2023
Reeditado em 20/10/2023
Código do texto: T7912691
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.