IMPRENSA/JORNALISMO: É E ESTÁ UM AMARRONZADO SEM LIMITES

Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023.

O termo tortura é de uma abrangência extraordinária, porque deixa a entender o sofrimento daqueles às quais passaram por esse tipo de procedimento. Quase sempre se refere a situações terríveis. Estas podem terminar com mortes dos torturados.

Todavia, existem muitos modos e tipos de torturas. Seria até difícil apontar qual delas é a mais destacada. Mas às vezes passamos por algumas delas às quais nem o percebemos. Uma dessas é a que passamos diuturnamente com a mídia informativa, que em seus desvios, mudam os teores dos acontecimentos através do sensacionalismo, das distorções, das invenções, das omissões, e vai por aí...

Esse âmbito funciona como as ondas marítimas. Vem e vai, dependendo do momento. E a população fica a mercê dessas inconveniências. E agora, com a internet tão em evidência, os noticiários abusam e extrapolam todos os limites.

Para quem é assistente de programas jornalísticos através desses canais informativos, é marcante o emprego de um certo tipo de tortura. E esses abusam demais. É muito comum num certo noticiário, ficarem passando e repassando imagens, daquelas que chamaríamos de passadas. Por já terem sido exibidas, como por estarem fora do tempo. Mas isso, parece, ninguém presta atenção.

Lamentável é ver a que nível tudo isso chegou. Já não se observa respeito, ética, caráter, autenticidade, correção e lisura, dentre os quesitos mais. Praticamente o compromisso com a população é o que podemos afirmar ser nenhum.

Pra culminar, atualmente assistimos o que pode haver de pior em termos jornalísticos. Parece até que a intenção é mesmo a de desnortear a população. Isso sem contar que, pelo que se vê, a imprensa e seus agentes, parecem ter tomado o lado do mau. E até da criminalidade.

Então, será que há ou haverá alguma possibilidade de alguma correção nisso? Quem puder, quiser ou souber, não necessariamente nessa ordem, que informe a todos. O agradecimento vem na dianteira.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 20/10/2023
Código do texto: T7912826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.