"Peixe morre pela boca"... o homem também.

Pela boca temos morrido... alimento ou palavras. Alimentos adulterados, palavras contaminadas pelo ódio. Frutas e legumes, cheios de agrotóxicos, frases lançadas contra o outro, cheias de "algo tóxico".

Informação nutricional?... vez por outra os órgãos de saúde precisam restabelecer normas, infringidas por alguns. Na área de saúde mental, muitos profissionais requisitados, a demanda de pessoas que buscam esse tipo de serviço é grande; seus relatos muito se assemelham, foram alta(mente) feridas no campo emocional e mental,  porque nem sempre as agressões são físicas, causam danos psíquicos nas vítimas de relacionamentos tóxicos e abusivos.

Se a carne que se consome, por vezes, tem sua "aprovação" burlada por órgãos de inspeção "vendidos", por outro lado aquele que profere palavras malditas (mal colocadas ou envenenadas pelo calor da emoção), não dá conta de inspecioná-las antes de dizê-las a alguém... não se pode desdizer o que foi dito; alguns, movidos pela impulsividade e reatividade (radioatividade), despejam sobre outro sem o mínimo zelo, palavras que ferem feito navalha,  levam a corrosão das "engrenagens " do coração... também da mente que absorveu tudo... em casos extremos, pode desencadear agressões físicas... o veneno dos seus significados fica reverberando...  ali, num campo altamente ácido, será inevitável, uma vez o "joio" incorporado, impedir seus avanços;  enraizado na alma, fácil será se materializar, provocando doenças psicossomáticas, fatalmente um tumor. Muitos têm adoecido fisicamente, mas a goteira não estancada a tempo, iniciou-se no "telhado"  mental, já necessitava de reparos, de um prognóstico para que não inundasse o corpo todo. Assim como um alimento que fica esquecido e o ambiente propicia seu bolor... em ambas situações, esse mofo terá causado um desperdício... de tempo, de investimento; quando o mal persevera, é isso que ocorre, tendo em vista que não foi investigado a fundo, nem diagnosticado a tempo.

Trago esses exemplos bem lúcidos, de como o que "entra pela boca " ( e que sai também), tem adoecido a muitos, envenenado almas, e em última instância: culminado à morte. Até quando?... me pergunto. Era para vivermos em sociedade, comportando como tal; de maneira pacífica, respeitosa e harmoniosa... não é o que se vê na prática. A maioria concentra em traçar planos malvados, ambições pessoais, em tirar o máximo proveito das rel(ações); suas ações são animalescas, nada racionais, nem um pouco altruístas... tornam-se reféns de instintos primitivos e fazem vítimas fatais. Sairão ilesos?... a falta de consciência tem consequência... bom, pelo menos no "país da impunidade" , parece que não... e por isso, muitos continuam transitando livre(mente) fazendo mais e mais vítimas. É tarde para pensar ou refletir posturas?... sempre devemos fazer uma auto análise, uma faxina interna a fim de combater toda erva daninha, antes que causem danos maiores e irreversíveis. Utópico demais?... parece um bom plano, mas só funciona se houver espírito de coletividade. Levantei o dedo, tentando apontar uma solução... numa época de dedos apontados.... não em direção a si mesmo, nem em  busca de reflexão, são dedos que só apontam para o outro, enquanto a casa interna está uma "baderna ". Não sejamos coniventes e nem omissos. Vamos assumir o compromisso de SER humano, na ação do verbo... na essência das palavras.

Fênix Arte
Enviado por Fênix Arte em 22/10/2023
Código do texto: T7914339
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.