Vida ou felicidade!

A vida que temos ou a vida que desejamos ter.

Primeiro objetivo. A felicidade. Mas o que se define por felicidade?

A riqueza material? Mas isto não nos leva muito longe. Uns confundem-na com o prazer, outros com honrarias adquiridas com a riqueza material lhes proporciona.Mais esta felicidade se parece com uma escada que sobem degrau a degrau os ambiciosos, até ao degrau final e aí nada havendo mais para fingir felicidade chegam sempre ao fim da escada. E depois?

Ao nada de onde vieram!

Mas o homem tem diferentes maneiras de alcançar a felicidade consoante o momento em que se encontre.

Assim temos que quando está doente, considera a saúde como a maior felicidade, mas identifica-a com a riqueza quando está necessitado.

Logo em seguida considera o prazer para os homens livres, como se os homens livres fossem senhores deles próprios. As honrarias e os benesses que recebem, não podem ser uma finalidade da vida, porque sempre dependem de quem as concede e em boa verdade não deles próprios se por vaidade e ambição as recebem.

Há quem pense que(a honra) as honrarias se destinam a perpetuar as virtudes de quem supostamente as julga merecer, e as confunda com respeitabilidade e virtude moral que diz ter.

Mas temos mais: A virtude moral não pode coexistir com a miséria, enquanto a felicidade que é o objetivo principal da vida, aquele porque todos anseiam tem de ter uma atividade, para poder extinguir a miséria.

Além disso a felicidade não pode coexistir com a miséria, mas combate-la, ter o prazer de o fazer sem temor ou desfalecimento livre de entraves. O homem livre para bem obter resultado nesta luta não pode ter oposição da maioria, pelo menos dos cínicos e dos tiranos, e ficará para sempre paralisada na sua consciência quando ainda a tem.

Quo Vadis
Enviado por Quo Vadis em 23/10/2023
Código do texto: T7915197
Classificação de conteúdo: seguro