"É COMO DIZEM OS ESCOTEIROS: SEMPRE ALERTA!"

Terça-feira, 24 de Outubro de 2023.

O mundo e a vida viraram um verdadeiro turbilhão, tais e tantas são as ocorrências que acontecem neles em nosso cotidiano. No país e no mundo, simultaneamente. E isso tornou-se uma situação imperativa. Mas também se pode considerá-la imperiosa, porque é definida, contundente e definitiva, sem chance de mudanças aos níveis de antes.

Infelizmente todos estamos subjugados a isso. Querendo ou não. Porque já não se consegue livramento de quase a totalidade das coisas que acontecem conosco, as populações do mundo. Enfim, a humanidade.

As pessoas mais velhas possuem uma maior possibilidade de observar e constatar isso, porque possuem vivências, pois viveram muitas décadas, já. Entretanto as novas gerações não o conseguem pelo oposto dessas. Pois possuem muito menos tempo de vida. Isso é elementar.

O progresso assustador dessas últimas décadas, também séculos, é o responsável maior por essas mudanças. Paradoxalmente desenvolveu a tecnologia, os equipamentos e ferramentas, facilitando a vida de quase todos, mas colocou praticamente para escanteio os humanos, haja vista que todos esses progressos fizeram as pessoas dependentes da máquinas.

Imperceptivelmente todos foram perdendo as antigas destrezas que possuíam. Óbvio que os mais novos, já nascidos na modernidade tecnológica, aperfeiçoaram-se nelas, o que os faz levar vantagem aos humanos de décadas atrás.

Infelizmente as alterações sofridas e pelas quais passamos, também se deram em outros aspectos. O da honestidade, da decência. Hoje em dia deve-se tomar cuidados redobrados nas contratações de quaisquer situações que se necessitem. A malandragem, a esperteza e a desonestidade vêm na frente de tudo. Sem contar a baixa aptidão profissional reinante.

Recentemente foi noticiado que em nosso país existem mais de oitenta e hum milhões de processos na justiça, onde grande parte deles, caducará por perda de prazo, segundo especialistas nesses assuntos. Ou seja: a própria justiça não garante o direito de ninguém. E a criminalidade aumenta desesperadamente a cada dia que passa.

Todavia há algo que deveria ser atentado por todos os cidadãos brasileiros. Essa modernidade trouxe certas facilidades. Uma delas é a de se poder checar uma série de situações que possamos achar suspeitas. E na internet é onde se consegue isso com certa facilidade.

Entretanto, têm se a impressão que os criminosos descobriram esse detalhe. Ou pormenor. Daí que mudaram seus modos de ação, também. E se o cidadão não presta atenção devida em tudo e em todos, entrará para o rol dos lesados, dos enganados. Como citado antes, formou-se um tremendo paradoxo esse nosso viver.

Até faz lembrar uma frase famosa criada pelo Ibrahim Sued, há décadas atrás: "cavalo não desce escada". Daí, têm-se que ter olho vivo e atento, sempre.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/10/2023
Código do texto: T7915733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.