Dia Do Dentista #Memorial Recantista# Eu Apoio

Ontem, 25/10 foi comemorado o Dia do Dentista

Em dezembro, no dia 17/12/2023, estarei completando quarenta anos de formatura.

A turma já está pensando na comemoração de uma data tão importante em nossas vidas.

Aí a lembrança viaja e vai longe.

Lembro ainda o primeiro dia que cheguei na Faculdade pra iniciar o curso.

Universidade de Itaúna, Faculdade de Odontologia.

Tão jovem e inexperiente diante de tudo.

Segunda-feira, aula de anatomia. Tudo era novo, estranho e eu ainda tinha medo de enfrentar aquele novo mundo.

Nesse mesmo dia começaria a dar aulas de ciências em um curso supletivo.

Talvez tenha sido ainda mais difícil. A maioria dos alunos eram mais velhos que eu.

Olhavam de lado não botando muita fé na professorinha.

Rotina pesada. Aulas o dia todo e trabalho de 18 às 22h.

Mas eu me sentia motivada, determinada e enfrentei tudo aquilo.

Foram quatro anos de muita luta num curso muito difícil, trabalho e muito estudo.

Mas eu cheguei lá.

Formada, hora de batalhar para trabalhar. Grana curta não dava pra montar consultório.

Só bem mais tarde tive meu consultório.

Trabalhei em clínicas e fui chamada pra trabalhar em um Sindicato Rural em uma cidade próxima, Itaguara. Ia duas vezes por semana.

Foi lá que tive a maior emoção e o dia mais gratificante de minha curta vida de dentista.

Uma mulher de uns quarenta anos chegou e tinha um grave problema nas gengivas e como não tinha condições de tratar, optou por extrair os dentes e colocar prótese.

Um dentista não quer ser um tira dentes, quer tratar, curar o que está mal, mas tem certas situações que não tem jeito, principalmente naquela época.

Mas ela tinha um problema de hemorragia e nenhum dentista da região queria lhe extrair os dentes. Ela implorou pra que eu a ajudasse.

Eu era recém formada, ainda com tudo fresquinho na cabeça. Na faculdade se aprende a solução pra quase tudo. Decidi que ia resolver o problema dela.

Eu prescrevi uma injeção anti hemorrágica para o dia do procedimento e levei outro anti hemorrágico pra colocar no local. A sutura tinha que ser muito bem feita.

Extraí o primeiro dente. Deu tudo certo. E assim fomos até terminar.

No dia em que ela foi pra tirar os últimos pontos e pra ser examinada, ao sair me entregou um cartão, que infelizmente se perdeu.

No cartão ela dizia que encontrou um anjo em sua vida e que todos os dias ela se lembraria de mim e rezaria a Deus para o meu bem.

Que nunca poderia pagar o bem que eu fiz, mas que eu receberia muito pela vida afora.

Que se houvesse algo melhor que a felicidade é o ela desejava pra mim.

E eu chorei…

E nunca mais me esqueci dela.

Sei que ela também não se esqueceu de mim.

Tempos depois eu percebi que a odontologia não era bem o que eu queria pra minha vida, mas continuo me considerando uma dentista

Segui outros caminhos, tive sucesso em tudo que fiz, sob a proteção de Deus.

Hoje estou aposentada.

Mas o fato de eu ter abandonado a profissão de dentista não quer dizer que não ache uma linda profissão.

É o dentista que cuida de um bem precioso das pessoas: o sorriso.

Dentes saudáveis contribui para a saúde de todo o corpo.

Considero que o dia 25/10 é também o meu dia

Parabéns pra todos os dentistas, que comemorem muito o seu dia e se orgulhem da profissão que abraçaram. Profissão tão importante e bela.

Nádia Gonçalves
Enviado por Nádia Gonçalves em 26/10/2023
Reeditado em 28/10/2023
Código do texto: T7917628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.