Uma pausa humanitária

Uma "pausa humanitária" é, primeiro, a confissão de que estão todos agindo como bestas irracionais, pois, do contrário, não seria preciso apelar para agirem como seres humanos. Como é "pausa", significa também que logo todos poderão se esquecer novamente da sua condição humana e continuar a empreender suas barbáries.

A ONU precisará votar uma pausa humanitária. Os países-membros devem decidir: "Há motivos suficientes para agirmos como seres humanos ou podemos continuar a ceder aos nossos instintos mais primitivos?". Certamente é uma questão dificil de ser respondida, que demanda um tempo considerável de reflexão e ponderação.

É preciso ver também quem pede a pausa humanitária. Se a Rússia pede, os EUA não aceitam. Se os EUA pedem, a Rússia não aceita. Se o Suriname, se a Moldávia, se as Filipinas pedem, é preciso ver se o pedido agrada mais à Rússia ou aos EUA. Muitos fatores estão envolvidos antes de se decidir se é necessário agir como humanos.

Enquanto isso, continua-se a usar a razão para explicar por qual motivo decidimos cair ao nível das bestas e agir sem razão alguma.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 27/10/2023
Código do texto: T7918018
Classificação de conteúdo: seguro