TERAPIA DE GRUPO

Certa manhã, eu estava no posto de saúde esperando ser atendida para medir minha pressão, quando uma agente de saúde passou por mim dizendo:" Daqui a dez minutos , o doutor Paulo vai fazer uma terapia de grupo na sala 4."

Eu nunca tinha participado de uma terapia de grupo e quis saber como seria.

Todos os interessados entraram na sala e ocuparam seus lugares e, em seguida, o Dr. Paulo começou fazer perguntas para cada um dos presentes para saber os problemas. Após saber de todos os problemas, que em geral tirava o sono de todos,ele disse que ia receitar um calmante, mas disse que não era só calmante que resolvia os problemas, e que todos nós deveríamos participar das atividades oferecidas pelo Posto de Saúde. Esse posto oferecia muitas atividades como: Pilates, caminhadas, exercícios de alongamento e outras. Após a terapia, comecei a observar que ninguém daquele grupo foi fazer as atividades que o Posto de Saúde promovia. Parece que muitas pessoas gostam só de tomar calmantes e nada mais para se curar.

Hoje, pensando nessa terapia de grupo, a comparei ao Recanto das Letras, que também é um tipo de terapia para muitos que nele escrevem e lê os textos. Eu, por exemplo, me preocupava muito com meus lapsos, mas lendo os comentários ao meus texto que tratava do assunto, fiquei sabendo que isso acontece com muita gente.

Atiz