O que as pessoas esperam de nós

As pessoas têm diferentes expectativas em relação a nós, pois cada pessoa tem suas próprias crenças, valores e experiências de vida. No entanto, existem algumas expectativas comuns que as pessoas geralmente têm em relação aos outros. Vejamos algumas:

1 - Respeito: As pessoas esperam que sejamos respeitosos. Isso significa tratar os outros com cortesia, consideração e ter empatia por eles. Também envolve respeitar os valores e opiniões das outras pessoas, mesmo que sejam diferentes das nossas. Porém isto não vem acontecendo. Existem várias possíveis razões para a falta de respeito pelo próximo atualmente. Aqui estão algumas:

Mudanças nas relações e interações sociais: Com a crescente dependência da tecnologia e das redes sociais, as interações pessoais tendem a diminuir. Isso pode resultar em uma falta de empatia e conexão emocional com os outros, tornando mais fácil desconsiderar ou desrespeitar os sentimentos e necessidades dos outros.

Individualismo e competitividade: Vivemos em uma sociedade que valoriza muito o sucesso individual e a competição. Isso pode fazer com que as pessoas se tornem mais egocêntricas e menos preocupadas com o bem-estar dos outros. O foco excessivo em si mesmo pode levar a comportamentos egoístas e falta de respeito pelas necessidades e opiniões dos outros.

Alterações nos valores e normas sociais: Ao longo do tempo, os valores e normas sociais mudaram. O respeito pelos outros pode ser menos enfatizado ou valorizado, enquanto outros elementos, como a busca por poder, a realização pessoal ou a liberdade individual, podem se tornar mais importantes. Essas mudanças podem levar a uma diminuição do respeito pelo próximo.

Estresse e pressões sociais: A vida moderna pode ser bastante estressante, com pressões relacionadas ao trabalho, família, finanças, entre outros. Essas pressões podem levar as pessoas a se concentrarem excessivamente em si mesmas e a ter menos capacidade de lidar com os sentimentos e necessidades dos outros. Isso pode resultar em um comportamento menos respeitoso ou atencioso em relação aos outros.

Falta de educação e conscientização: A falta de educação adequada sobre os valores de respeito, empatia e compaixão pode contribuir para a falta de respeito pelo próximo. Quando as pessoas não entendem a importância de tratar os outros com respeito, é mais provável que se envolvam em comportamentos prejudiciais ou desrespeitosos.

É importante notar que nem todas as pessoas agem dessa maneira e que ainda existem muitas pessoas que demonstram respeito e consideração pelos outros. No entanto, essas são apenas algumas das possíveis razões pelas quais a falta de respeito pode ser observada em certos contextos.

2 - Confiança: As pessoas desejam que sejamos confiáveis. Isso significa cumprir nossas promessas, manter segredos e agir de forma honesta e ética. As pessoas confiam em nós quando sabem que podem contar conosco e que somos pessoas de palavra.

Responsabilidade: Espera-se que sejamos responsáveis por nossas ações e decisões. Isso envolve assumir a responsabilidade por nossos erros, aprender com eles e fazer melhorias. As pessoas esperam que sejamos responsáveis em nossas relações pessoais, no trabalho e na sociedade.

A sociedade tem visto que 80% das pessoas ligam F O D A é perde o que estiver em jogo.

Empatia: As pessoas desejam que sejamos empáticos. Isso significa ser capaz de entender e compartilhar os sentimentos e experiências dos outros. A empatia envolve ser sensível às necessidades emocionais dos outros e oferecer apoio e compreensão quando necessário.

Colaboração: o mundo clama por pessoas colaborativas, esperam-se que sejamos colaborativos sempre e capazes de trabalhar bem em equipe, começando em suas casas. Isso significa ser capaz de compartilhar ideias, ouvir os outros, resolver conflitos de forma construtiva e cooperar com os outros em busca de um objetivo comum.

Comunicação: As pessoas esperam que sejamos bons comunicadores. Isso implica em sermos claros, diretos e eficazes ao expressar nossas ideias e sentimentos. Também envolve ser um bom ouvinte, pois a comunicação é uma via de mão dupla. Chacrinha dizia quem não se comunica se trombica.

Estas são apenas algumas das expectativas comuns que as pessoas têm em relação a nós. No entanto, é importante lembrar que nem sempre podemos atender a todas as expectativas das pessoas. É importante sermos autênticos, respeitando nossos próprios valores e limites, mesmo que isso signifique desapontar alguém. O importante é sermos quem realmente somos, ao mesmo tempo em que buscamos ser a melhor versão de nós mesmos.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 27/10/2023
Código do texto: T7918061
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.