Religião x Religiosidade

Há uma frase muito interessante que diz: “Posto que as religiões te prometam o paraíso, faça da sua vida o seu pois o outro é duvidoso.

Há crenças demais, sobre tudo e todos, cada uma tentando se mostrar mais acertada, lógica e verdadeira. E diante dessa digladiação há aqueles que não acreditam em nenhuma delas.

Quem está certo? O que crê ou o que não crê?

Qual crença é mais próxima à verdade do ser? Há uma única verdade?

A resposta é de certa forma simples: Todos estão certos. Não temos como dizer que uma verdade é mais verdadeira que a outra. Quem somos nós para definirmos o que é certo ou errado?

As pessoas se preocupam tanto em estar no caminho certo para alcançar a graça eterna que se esquecem que o que importa não é o final, mas o próprio caminho e que há vários caminhos para o mesmo destino.

Todos vamos morrer, isso é um fato, o que há depois da morte é uma grande incógnita que cada ser humano luta com unhas e dentes para decifrar, criando mundos e verdades que só a ele cabe.

Esquecem-se de ouvir uns aos outros, ouvir para entender, ouvir para consensuar, não para julgar, ouvir para compreender o que o outro quer dizer.

Se parássemos para ver além do que os olhos podem ver enxergaríamos que todas as religiões possuem uma verdade soberana, todas clamam em uníssono por algo que é inerente ao ser humano: o amor.

A meu ver o maior ensinamento de todos, o que se pode realmente contribuir para a evolução espiritual, é o amor.

O ser humano é Deus por essência, feito à sua imagem e semelhança. Quer dizer que possui a capacidade de vibrar, gerar e emanar as bênçãos que precisa. Para a evolução espiritual não é preciso uma religião. A consciência do coração é o maior guia que se pode querer e precisar. Viver de acordo com o princípio divino de amor, a si e ao outro.

Em diversos momentos da existência humana a espiritualidade se mostrou presente de forma clara e direta, nos foram enviados Avatares que viveram única e exclusivamente para mostrar aos seres terrestres como deveria ser sua visão de vida.

Antes de me crucificarem, me deixem explicar: Avatar significa manifestação corporal de um ser superpoderoso, na religião hindu Avatar é um ser supremo, imortal. Avatar é qualquer espírito que ocupa um corpo terrestre, o que representa uma manifestação divina na terra, para o povo hindu é a encarnação da divindade, que desce do reino divino e usa a matéria de outro corpo.

Esses Avatares deveriam ter sido vistos como exemplos a serem seguidos e vivenciados, no entanto, além de sofrerem as piores humilhações, torturas e segregações imagináveis, são tidos hoje exclusivamente como divindades externas ao seres humanos, passaram a ser vistos como seres supremos, estando em um patamar evolutivo inalcançável aos pobres mortais, esquece se que os princípios de vida pregados por eles, não só são acessíveis a quem quer que queira, como são a única forma de evoluir e se tornar mais próximos da verdade primordial.

A vida é permeada de vicissitudes, está em constante transformação e nos depararemos com acasos que acontecem cotidianamente, "os altos e baixos da vida" que inesperadamente ocorrem, sejam adversidades ou golpes de sorte que mudam uma trajetória. É nessas vicissitudes que devesse parar e racionalizar todo o processo até ali e buscar a cada situação o desenvolvimento de sua espiritualidade, não há como fugir disso, seja pelo amor ou pela dor ela vai ocorrer.

As verdades do universo sempre vão se manifestar em nossa existência, podemos até tentar atrasar esses acontecimentos, mergulhando nas ilusões, mas jamais poderemos evita-los. Orai e vigiai é um dos instrumentos mais importantes nessa busca. Manifesta a necessidade que temos de cuidar com atenção de todas as coisas que produzimos em nossos pensamentos, tendo a consciência de qual tipo de energia estamos gerando para o universo e para nós mesmos, que por consequência poderá aproximar acontecimentos na mesma frequência. Somos eternos responsáveis por nossos atos e pelas consequências vindas deles.

Nossa consciência é imortal, o corpo físico pode até vir a óbito, mas a consciência é energia e energia nunca se perde, o universo é cíclico e existe tempo para tudo e momento certo de cada coisa, o espirito está em constante evolução, nada se perde, toda experiência vivida torna-se um aprendizado para o corpo e a mente.

Podemos dizer que toda ação tem uma reação, dessa forma não existem vítimas de nada. Tudo que se está colhendo hoje em vida é resultado do que foi plantado no passado. Tudo faz parte do aprendizado e da evolução espiritual.

Como parte do consciente pleno, o espírito co-cria o futuro o tempo todo com sua forma de reagir à vida. O ser humano é o mestre da sua própria existência e único responsável por sua evolução. Os mentores, guias, sábios existem para agir no auxílio da compreensão desse papel, jamais irão caminhar o nosso caminho ou executar nosso papel.

As respostas aos nossos anseios estão dentro de nós mesmos.

O livre arbítrio é a ferramenta mais importante que possuímos e deve ser utilizada com sabedoria. A liberdade existe, a reação também, seja positiva ou negativa.

Nossa missão na vida, é evoluir e isso significa muito mais do que defender apenas os interesses do mundo material. A solução dos nossos problemas não está no outro. As pessoas a nosso redor podem ser gatilhos de nossa evolução, bem como podem ser amparadores nessa jornada, jamais salvadores, tampouco culpados por nada.

A gratidão e a meditação são exercícios diários para manter qualquer pessoa em contato direto com os planos superiores e os melhores níveis de vibração. Se você não aprender a ser grato pelo que tem, jamais vai conseguir conquistar sucesso, saúde e paz.

Aprender a se alimentar das coisas simples da vida, compreender a essência da sua existência e livrar-se da miopia consciencial, do egoísmo, do apego emocional e do materialismo que escravizam e tornam as pessoas dependentes umas das outras e de coisas materiais é um grande passo.

Nossa maior missão na terra é a evolução constante, que implica em purificação das características de inferioridades da nossa personalidade e na harmonização dos conflitos com outras pessoas.

O fato de você não querer evoluir ou não querer se espiritualizar não interrompe o movimento evolutivo do universo. Precisamos ficar atentos, porque muitas vezes nossas decisões e formas de agir são contrárias a esse movimento. Quando isso acontece é comum o caos se instalar.

Não podemos confundir consciência espiritual com nível cultural, condições financeiras ou hierarquia social. Quantos não sabem nem ler, mas são “doutores” na arte de compreender Deus. É preciso engolir a arrogância e perceber que todos possuem algo de que podemos aprender e temos algo que podemos ensinar.

Não é a religião que vai te salvar, mas a consciência de que não está sozinho no mundo e que no mundo não há certo e errado, que todos possuem suas verdades e que essas verdades não deixam de ser verdades só porque você não acredita nelas, quando se ama e se aceita como é, aprendesse que a verdade do outro será a verdade do outro apenas isso, e que há muitas semelhanças na verdade dele e na sua, você só não conseguia enxergar, assim, com empatia e amor próprio, aprendesse a amor ao próximo da forma como ele é, com esse amor naturalmente vem a caridade, a felicidade, a paz de espírito.

Dessa forma acredito que alcançaremos a graça eterna, transformando nossas vidas em nossos próprios paraísos, não precisamos de outros e mesmo que existam é daqui, do agora, do momento, que poderemos alcança-los na eternidade.