PÚBLICO PARA CULTURA... ONDE ?!

PÚBLICO PARA CULTURA... ONDE ?!

"É crucial fornecer apoio, mentoria

e programas de capacitação para

talentos em áreas desfavorecidas.

RUY MONTALVÃO (mús. produtor)

Bem antes de construir Brasília (50 anos em 5 !) o futuro JK "reconstruiu" Belo Horizonte, assim que eleito prefeito, lá por 1940... remodelou a Capital mineira, alargou avenidas e - com apoio de um certo Niemeyer -- modernizou a cidade, dando-lhe vistosos prédios. Ananindeua, município vizinho a Belém (parte dele já foi "dormitório" da capital) teve DOIS JKs que, se não edificaram prédios, tentaram construir CULTURA, obra bem mais difícil. O simpático comunicador, músico e cantor Juscelino Ramos foi autor e produtor de eventos nas praças do extenso bairro Cidade Nova, com atuação maior na Praça Tancredo Neves (CN 4). Em cima de uma caminhonete velha, "palco" para sua Banda "VÔO LIVRE", levou na marra e com garra seu projeto "Espaço Aberto para seu Talento", com altruísta apoio da modesta Papelaria ANASTÁSIA.

Foi além... em meados de 1989 faria um concurso musical, "Uma canção para a paz", sendo exibidas as fases eliminatórias em praças diferentes, com a final na Praça da Matriz, contando com a presença do famoso Ruy Mauriti, como convidado especial, via PMA, na época o pref. Fernando Correa.

Um belo projeto que não teve sequência nem "imitadores"... nessa mesma época o "tampinha" Juscelino Souza despontava batalhando para que as "praças" dos Conjuntos 1, 2 e 3 (meros "capinzais" que ninguém cuidava) se transformassem em locais de apresentação de Bandas, de músicos-solistas, de artistas diversos, de Teatro, palhaços, etc. Este Juscelino virou vereador (em 1991 ?) e "naufragou" nas ondas da "politicagem" na qual Ananindeua é mestra. Por ser petista, ficou isolado na Câmara e não teve 1 só projeto analisado, quanto mais votado... ou aprovado ! São águas passadas... e, diz o povo que, "quem vive de Passado é museu" ! Já presenciei vários movimentos de "renovação" (?!) de atividades CULTURAIS nesses quase 37 ANOS aqui e posso afirmar que todos fracassaram. Talvez, com a vinda dos conglomerados "Usinas TERPAZ", se comece a trilhar o caminho correto, que os dois Juscelinos iniciaram: CRIAR PÚBLICO para eventos culturais, acostumá-los a eles, convencer o povo A PARTICIPAR DELES ativamente, não apenas como espectadores.

Declamando cordéis em cima da caminhonete de Juscelino Ramos, em meados de 1988, na Feira do 6, fui VAIADO, "aquilo" era novidade absoluta ! Um certo PONCIANO -- dono de academia de artes marciais em ruazinha ao lado do supermercado Formosa -- providenciou DESFILE DE MODA (com meninas dos Conjuntos) em passarela de madeira e tapete vermelho. Idéia infeliz: os "machões mirins" da pracinha, além de vaias e apupos grosseiros, jogaram pedriscos, bolas de papel e o "escambau" nas pobres moças. Desse longínquo (e trágico) 1988 pra cá surgiram vários projetos, de nobres intenções e parcos resultados, frágeis realizações ! Até a Biblioteca municipal saiu do centro do município para "os confins do Judas"... portanto, o OBJETIVO MAIOR hoje nem é aprovar e liberar Editais "disso ou daquilo", é CRIAR PÚBLICO a fim de que as futuras atividades culturais tenham pessoas para assistí-las, o futuro Teatro não viva vazio e as bibliotecas sejam paraíso literário, ao menos para crianças e IDOSOS. Os velhos daqui "coçam o saco", a partir dos 50 anos até a sua "passagem" pro Além, sem sequer um salão de jogos, nem falo de VIDEOGAMES, que os mais velhos nunca viram nem jogaram !

Podem iniciar instalando CINEMAS ao ar livre, nas praças da cidade, afinal "cinema É A MELHOR DIVERSÃO", segundo o povo e tem alto nível de conteúdo cultural em sua mensagem. Ainda assim, é meritória essa iniciativa de MOVIMENTAR a cidade, despertando os artistas para novos objetivos. Parabenizo a Administração DR. DANIEL SANTOS... jamais -- na História local -- se FEZ TANTO pelo Município e em tão pouco tempo !

"NATO" AZEVEDO (em 27/out. 2023, 14hs)