“TODOS E TODAS” NÃO EXISTE!

*Nadir Silveira Dias

Não existe a expressão “todos e todas” enquanto vocativo, chamamento, ou como qualquer outra forma de locução senão como a de atestado claro, explícito, de desconhecimento do idioma pátrio. O Barão de Itararé certamente não pouparia o verbo e teria esse uso como burrice explícita. Mas fique calmo, eu explico. Por que não existe a expressão?

Não existe a expressão, a locução, “todos e todas” porque quando se diz “todos” são todos, homens, mulheres, crianças, adultos, idosos, e quaisquer outros agregados não nominados, sem nenhuma exclusão.

E, ao contrário, quando se diz “todas” o que se quer dizer é exatamente isso, apenas todas são as pessoas referidas. Pessoas do sexo feminino. E o vocábulo todas desde o 1º Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) ensina que o vocábulo todas é substantivo feminino.

Ou seja, quando alguém expressa a sua alocução “todos e todas” quer dizer mesmo o quê?

Quer se referir às mulheres incluídas no vocábulo todos e, simultaneamente, e ao mesmo tempo, se referir às mulheres em separado, ou ao contrário, referi-las uma outra vez, como se as mulheres não fossem capaz de saber que estão incluídas no vocábulo todos?

Ou, por outro lado, como seria possível pensar que uma mulher não seria capaz de saber que integra, querendo ou não, a expressão que contém o vocábulo todos?

Se ainda tem dúvida, não tenha, consulte o atual 5º VOLP e vai constatar que é exatamente como está aqui escrito neste mínimo auxílio. Ah! Mas não vou citar a página!

27.10.2023 19h44

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 27/10/2023
Código do texto: T7918478
Classificação de conteúdo: seguro