A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor[...].

A ninguém devais coisa alguma, diz a Bíblia em Rm 13:8.

Sabemos que nos dias atuais é raro alguém que não deva alguma coisa, na verdade, quem nunca compra para pagar depois fica sem score na praça e quando precisar, vai ter dificuldade porque não há um histórico de bom pagador. A pessoa é boa compradora, mas não necessariamente boa pagadora. Salvo essas situações, é muito chato ver pessoas que compram e compram sem pensar no amanhã. Faz unha, põe mega, põe cílios, não aguenta ver uma roupinha que já compra, está sempre em lanchonetes e restaurantes, troca de carro, etc, etc..., Quer dizer, a pessoa se sustenta e ostenta com um dinheiro que não é dela.

Ainda tem aquela outra pessoa que não paga o que deve e difama a empresa onde trabalha dizendo que não recebeu o salário.

Tem também o prestador de serviço que recebe uma parte do dinheiro e nunca entrega o serviço, nem devolve o dinheiro.

Se esse tipo de gente for cobrada, justifica que as coisas estão difíceis, se cobrada muitas vezes, finge que não conhece na rua e, no celular, ou não visualiza, ou visualiza e não responde, ou bloqueia.

Não conversa, não procura pensar numa forma que possibilite amortizar a dívida, dentro das condições.

Todavia, o mal pagador nem pensa nas consequências, acha que está no lucro, porém, ele fica com um freio de mão travado em sua vida, por mais que ande, nunca usufrui de todo potencial porque nenhuma casa se firma se for construída sobre areia, nesse caso, um dinheiro que foi do suor de outra pessoa.

Enfim, quem não quer maldição para si, que pague o que deve, pois Deus e o diabo estão vendo.