ESTOU APAIXONADO ll

Ainda não acabei de ler o clássico machadiano Esaú e Jacó, estou impactado, não com a estória em si, que não deixa a desejar, mas com o rico contexto apresentado, com a profundeza nos detalhes e o refinado acasalamento entre as palavras, fato que nos possibilita transcender a uma outra época durante a leitura.

Gostaria de ter mais tempo para poder mergulhar de corpo e alma na obra completa desse escritor magnífico, mas o tempo ruge e necessito navegar por outros mares, mais distantes, porque ''navegar é preciso.''

Recomendo este livro de olhos fechados, principalmente, para quem tem bom gosto e uma percepção aguçada quanto a leitura de clássicos.

Machado de Assis devia ser uma espécie de Nerd autodidata, pois, ao que me consta, não teve uma vida fácil, foi vítima de preconceitos diversos, já que, era negro, gago e epilético , sua educação não teria sido das melhores, a única alternativa capaz de explicar tamanha genialidade é o acaso, algo sobrenatural que lhe inseriu o dom para a escrita.

A um tempo atrás diria, certamente, que, Dom Casmurro seria sua maior obra, mas, pensando bem, não sei dizer, qualquer livro seu nos surpreende, incendeia nossa mente de reflexões, nos transcende quase que fisicamente para outro momento da história, é por isso que não estou aqui, me encontro, nesse momento, me apaixonando por Flora, assim como, Esaú e Jacó.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 29/10/2023
Reeditado em 30/10/2023
Código do texto: T7919712
Classificação de conteúdo: seguro