BRASIL INEXPLICÁVEL

Sexta-feira, 3 de Novembro de 2023.

Até onde a população brasileira terá que conviver com tanta instabilidade em seu cotidiano? E esta abrange a todos os âmbitos da sociedade. Mas em alguns a situação é mais complicada que o normal.

Saúde, educação, transporte público, segurança pública, emprego e mais algumas necessidades básicas do povão, estão praticamente em cheque. Mas é de se acreditar que o caos maior está na política brasileira, infestada de gente sem a menor condição para estar nela.

Não há como não se admitir ser a própria população do país culpada por tantos revertérios que a abrangem, haja vista que a escolha que ela faz em relação aos candidatos que se apresentam para os pleitos, possuírem um lastro de sujeira assustador.

Estranho é saber que mesmo existindo uma tal de Ficha Limpa/Suja, uma lei que proíbe que um candidato comprometido na justiça do país, se eleja e ocupe uma vaga nos legislativos brasileiros, neles estão um contingente além da conta.

Pessoas com condenações, processos em andamento, enfim, tudo o que não poderia ou deveria ocorrer. E são estes elementos que criam as leis brasileiras. Isso explica o porquê de tanta arbitrariedade e insuficiência nelas.

A grandiosidade geográfica brasileira também coopera para as distorções no país. As regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, carregam o país nas costas. Isso sem querer menosprezar as outras. Mas isso é um fato, uma realidade. E a prova disso é o atraso registrado na população nordestina e nortista, em relação às demais.

Entretanto um fato desperta curiosidade. E atenção. Mesmo que alguns possam interpretar tal posição como um ato discriminatório, o que não procede. Grande parte da população nordestina carrega um ranço de atraso. Ainda não alcançaram o mesmo patamar que as outras regiões do país.

Ocorre que lá existe um fator interessante para análises daqueles que estão nesse metier. Forma-se um tremendo paradoxo em muitos dos casos. E quem conhece parte da população de lá, sabe muito bem que existem pessoas muito ricas e muito pobres.

Daí se pode concluir um fato: onde há miséria extrema, também haverá abastança. Às vezes absurdas. E ninguém até hoje parece ter atentado para isso. É estranho estar numa cidade pequena do interior nordestino e se deparar em certa parte dela, com casas luxuosas. Bem como ver trafegar em suas ruas, veículos caros e potentes. Há um desequilíbrio flagrante nisso.

Há que se ressaltar uma outra situação. Nessas últimas décadas houve vários presidentes vinculados ao Nordeste. Sarney, Collor e Lula. Esse último já em terceiro mandato. E aquela região parece não ter sido beneficiada com isso. Há a necessidade que alguém busque explicar tal e tanto descaso com ela.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 03/11/2023
Código do texto: T7923478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.