A "EXPRÊNCIA" DE DONA TEREZINHA

Assim que me formei em Agronomia, surgiu a oportunidade de participar de um concurso para trabalhar na extensão rural em Minas Gerais. Com um grupo de colegas, decidimos alugar um ônibus para nos levar até Viçosa, no coração de Minas Gerais. Antes de embarcarmos nessa jornada, organizamos uma grande reunião na casa do nosso colega Ribamar, onde amigos e familiares compareceram para nos dar o adeus.

 

Minha mãe era uma mulher notavelmente inteligente, mas, devido à limitação de ter frequentado apenas os primeiros anos do ensino fundamental, seu domínio do português não era dos melhores. Tinha uma preocupação genuína com meu futuro e, por vezes, expressava essa preocupação de maneira, digamos, peculiar. Era naquele momento, cercado por amigos e parentes, que me dei conta de que essa peculiaridade poderia se tornar motivo de embaraço.

 

Durante a reunião, minha mãe olhou para mim e, em seu esforço para manifestar seu cuidado, afirmou que estava preocupada porque eu não tinha "exprência". Rapidamente, em um sussurro, corrigi sua pronúncia, explicando que a palavra correta era "experiência". No entanto, ao invés de aceitar a correção de maneira discreta, minha mãe, erguendo a cabeça com dignidade e postura, declarou em alto e bom som que estava, na verdade, falando de "exprência". Segundo ela, "exprência" era uma mistura de experiência e vivência e, para minha surpresa, eu não tinha nenhuma das duas.

 

A partir desse momento, todos colegas a quem contava esta situação se divertiam com a nova palavra em nosso repertório. Durante discussões e conversas comigo, eles rapidamente perguntavam se eu tinha "exprência" naquilo que estávamos tratando. Essa situação virou motivo de piada e, ao mesmo tempo, uma lição valiosa sobre a importância de aceitar a singularidade das pessoas e sua capacidade de transmitir carinho e preocupação de maneiras únicas.

 

Neste escrito, exploramos o lado hilário de uma situação inusitada que se tornou um lembrete de que as palavras podem ser moldadas pela experiência, expressando carinho, cuidado e apoio de maneiras surpreendentes.