CADA CIDADE COM OS SEUS MITOS... 9h41min.

As baixas temperaturas deram uma trégua e estamos com o clima mais ameno. Há muito tempo, nossa colaboradora de serviços gerais, pedia que escrevêssemos algumas palavras sobre Maria Bueno*. Vamos protelando, e finalmente hoje estamos fazendo...

Esta mulher viveu tão somente 29 anos, era a filha mais nova de suas sete irmãs, antes dela nascer sua mãe, teve um sonho, que esta filha teria uma missão importante.

Nesta época moravam em Rio da Prata, perto de Morretes, imagine naquele tempo, (1854) com extrema falta de recursos, as dificuldades inerentes aos mais pobres...

Daquela cidade, se mudaram para Campo Largo, - cidade próxima de Curitiba –

Segundo tradições, havia atritos em família. Seu pai havia se alistado como Voluntários da Pátria, na Guerra entre o Brasil e Paraguai, e acabou falecendo.

Foi quando foi “ajudada por alguns padres” e mudo-se para Curitiba, também há a tradição que gostava muito de ajudar as pessoas, alma alegre comunicativa, gostava muito de festas, num destes bailes, conheceu o seu namorado,* figura extremamente possessiva, pois não concordava que fosse mais as festas, naquela noite fatídica, ele estava de serviço, porém, conseguiu se ausentar, e ela indo naquela festa que ele a proibira de ir, a via alegre dançando...

Procurou não ser visto por ela, furtivamente se foi, ela logo depois ela saiu, pois recebera um recado para atender uma viúva que vinha pedir seus cuidados, quando vinha voltando, notou que estava sendo seguida, sem poder dizer uma palavra foi vilmente assassinada...

O assassino confesso foi logo julgado, e pasme! Por unanimidade os jurados os “absolveram”, mas não durou muito a “alegria” de seu algoz, pouco tempo depois foi fuzilado pelo exercito dos “invasores” de Curitiba, na célebre revolução de 1894...

No local de seu assassinato, - na atual Rua Vicente Machado, próximo a Praça Osório, na época foi colocada uma tosca cruz, e segundo as tradições nasceu uma rosa...

A comunidade reuniu valores e foi construído um túmulo para ela, onde estão os seus restos mortais, no Cemitério Municipal é dos túmulos mais visitados, até por pessoas oriundas de outros países, que ali deixam algum sinal pelas graças recebidas... 10h23min.

Curitiba, 14 de julho de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul walmor.zimerman@bol.com.br mensagensespiritas.site

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

*Maria da Conceição Bueno, nasceu em 08 de dezembro, Rio da Prata, e faleceu em 29 de janeiro de 1893 em Curitiba, com 29 anos...* Inácio Deniz, Seu algoz foi fuzilado em 1894... Nomes e datas compilados da Wikipédia. 10h23min. Imagem: Google

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/11/2023
Código do texto: T7924927
Classificação de conteúdo: seguro