ÁFRICA "O TRÁGICO CONTINENTE DOS GOLPES" .

Em meio às vastas protegidas, selvas densas e rios caudalosos, África, o continente berço da humanidade, também carrega o fardo de ser frequentemente associado aos capítulos mais sombrios da política: os golpes de estado.

Uma triste narrativa que atravessa as fronteiras nacionais e se entranha na história recente de várias nações africanas, deixando cicatrizes profundas na alma do continente.

A história de África é pontuada por líderes ambiciosos que, em busca de poder ou riqueza, não hesitaram em usurpar o governo democraticamente eleito.

As manchetes dos jornais internacionais muitas vezes ecoam com o eco das botas militares nas capitais africanas, enquanto a democracia é elevada pela ditadura em um piscar de olhos. A cada golpe, a promessa de progresso é obtida pelo recebimento, a esperança é obscura pelo medo, e o futuro se torna incerto para milhões de africanos que anseiam por estabilidade.

Os motivos por trás desses golpes são tão variados quanto às nações que compõem o continente. Alguns são motivados pela ganância, enquanto outros pela insatisfação popular. Alguns são resultado de disputas étnicas, enquanto outros são impulsionados pela ambição desmedida de líderes que se recusam a abrir mão do poder. Independentemente das razões, o preço é sempre pago pelo povo comum, que enfrenta a instabilidade política, a violência e a incerteza sobre o seu futuro.

Valentim Chico
Enviado por Valentim Chico em 05/11/2023
Código do texto: T7925010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.