A educação tem um papel essencial na formação humana desde os primeiros anos de vida.

 

Quando a criança, ainda pequena, passa a receber exemplos que o estimularão a se socializar, a resolver seus conflitos com base no respeito e no diálogo, a criar noções de responsabilidade e muito mais. Em outras palavras, a ser uma pessoa educada.

 

O desenvolvimento de maturidade é contínuo, indo desde os primeiros anos em casa, passando pela escola e o convívio em sociedade.

 

A educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências, portanto, não se restringe à escola, ela vem de um todo e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.

 

A educação independe de classe social, pois não se compra, se adquire. Ela vem de berço, é uma questão de princípios e respeito. Ser elegante é saber respeitar o próximo e ter humildade para pedir desculpas pelos seus erros. Saber se portar com educação se aprende em casa, são valores que trazemos da infância. Por exemplo, eu lecionei em algumas instituições em que havia diferentes grupos sociais, alguns com poder aquisitivo maior, outros menor, sendo que os alunos com mais educação vinha da classe com menos recursos. Acredito que seja pela importância que eles davam à educação e seus professores.

 

Criação de laços e convívio social - A importância da educação no convívio social. 

 

A educação, como todos sabemos, se inicia no lar e é completada na escola e na sociedade. O desenvolvimento humano, por meio do ensino e da aprendizagem, visa potencializar a capacidade intelectual do indivíduo e constitui um processo de aprendizagem associado às formações escolar, familiar e social.

 

A educação não se limita à instrução ou à transmissão de conhecimento, ela compreende o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, aprimorando habilidades e competências de conviver socialmente. Por isso, a educação é tão importante, ela é a base de tudo.

 

Educação e Paz são produtos que, se usados juntos, têm um efeito interessante: quanto mais você usar um, mais você tem o outro!

Luiz Gonçalves Martins
Enviado por Luiz Gonçalves Martins em 06/11/2023
Reeditado em 06/11/2023
Código do texto: T7925807
Classificação de conteúdo: seguro