É TEMPO DE OUVIR O SABIÁ LARANJEIRA (de madrugada)

É Tempo de Ouvir o Sábia Laranjeira (de madrugada)

(Vento Lusitano)

“Minha Terra tem palmeira onde canta o sabiá”. Esse é o verso com o qual começa o poema “Canção do Exílio” do poeta romântico brasileiro Gonçalves Dias, publicado em 1857, no livro “Primeiros Cantos”. Nele, o autor expressa o nacionalismo por meio da exaltação da natureza. O autor escreveu esse poema em julho de 1843, quando estava estudando Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal. Assim, com saudades de seu país, sentia-se exilado. Essa saudade fica bastante evidente na última estrofe, em que o poeta expressa o seu desejo de regressar: “Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá”. Destaque-se que, inclusive, que dois versos da Canção do exílio são mencionados no Hino Nacional Brasileiro, compostos em 1922: “Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida, (no teu seio) mais amores”.

Esclareço que me motivei a escrever esse texto em razão de estar na fila do caixa de um supermercado e ouvir uma pessoa muito reclamar por acordar de madrugada em razão do canto do Sabiá-Laranjeira. Essa pessoa que estava em minha frente me indagou: – O canto do sabiá de madrugada não te incomoda? Pensei essa pessoa não deve conhecer o poema de Gonçalves Dias e nem o significado do canto do sabiá.

Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade. O sabiá canta para encontrar uma parceira. Cantando durante a madrugada, com menos barulho, fica mais fácil para ser ouvido. Os pássaros se comunicam por melodias e outros comportamentos. Eles nos ensinam sobre a importância da comunicação clara e objetiva, assim expressamos nossos sentimentos com autenticidade. Eu amo a natureza e sempre estive ao lado dela, quando me acordo de madrugada pelo canto do sabiá, lembro da benevolência de Deus.

Quanto a indagação da pessoa lhe respondi: : - “É preferível nós ouvirmos o canto do Sabiá ao invés dos sons de sirenes e bombas.” Ela pensou um pouco e rindo respondeu: - Puxa vida é verdade, não tinha pensado nisso, não vou mais reclamar do canto do sabiá.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 09/11/2023
Código do texto: T7928050
Classificação de conteúdo: seguro