PEDIDOS DE NATAL (Crônica) Ao Recanto e aos Recantistas

Crônica de Fim de Ano

(para o Recanto e os Recantistas)

Neste Natal, não pedi nada para mim, nem à Vida , nem aos Anjos, nem aos Céus, nem a DEUS , porque, apesar de alguns problemas de saúde, conscientizei-me de que Deus tem sido extraordinariamente bom para mim, concedendo-me tantas graças que nem sei se mereço, restando-me apenas agradecer e agradecer, sempre

Pedi a DEUS pelos irmãos que amo tanto, Carolina, Thelma, Aurelina, Angelina, Antônio Agnaldo, Jorge Carlos, Benedito Robson, Luiz José e Abraão e demais familiares e pelos irmãos escolhidos por mim e eternizados em meu coração.

Pedi a Deus pelo MOISÉS, o companheiro, o amigo de todas as horas, que, com o seu espírito de compreensão, amizade, amor e solidariedade, permite que o nosso relacionamento seja tão sólido, tão transparente, o melhor que um ser humano possa desejar.

Pedi pelo sucesso constante do RECANTO DAS LETRAS, que tanto tem enriquecido a minha vida e permitido que tantos valorizem o meu trabalho, agradecendo e almejando muitas felicidades para o (s) seu (s) idealizador (es).

Pedi pelos integrantes do RECANTO, queridos irmãos de sonhos, que nestes cinco últimos meses têm feito parte da minha vida, tornando-a mais rica de amizade e carinho, o que reciprocamente, à medida do possível, procuro retribuir, e somando às minhas as suas emoções tão benéficas para alimentar nossas inspirações, para alegrar as nossas almas.

Pedi a Deus amor, compreensão, amizade e benevolência para os meus Irmãos de Sonhos, os associados da União Brasileira de Trovadores – UBT, Seção Rio de Janeiro e de todas as demais existentes no Brasil; os integrantes da Academia Pindamonhangabense de Letras; da Academia Maceioense de Letras; do PORTAL CEN " Cá Estamos Nós" e da sua Academia Virtual; do Instituto dos Centenários ; do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas; da Academia Alagoana de Letras; da Academia Diocésia de Natal; do Centro de Literatura do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana; da Academia Pan – Americana de Letras e Artes; da Academia Brasileira da Trova – ABT, que me prestigiam tanto, como sócia, valorizando o meu trabalho, e para todas as demais instituições culturais do País, tão carentes de numerário, incentivo e valorização.

Pedi a DEUS pelos meus Amigos particulares, que, generosamente, comungam comigo nos meus momentos de aflição , oferecendo-me o apoio que retribuo em suas dores e atribulações.

Pedi pelos meus pais, meus irmãos, tios, tias, sobrinhos, cunhada, cunhados, meus irmãos Trovadores, enfim , por todos aqueles que Deus, misericordiosamente, chamou para a sua Sublime Morada.

Pedi a Deus trabalho para todos os que estão desempregados, humilhados por não poder sustentar dignamente suas famílias.

Pedi Saúde para os enfermos que sofrem sem esperança de cura ...

Pedi pelas crianças que perambulam pelas ruas, famintas, mal vestidas, mal vistas pelos olhos impiedosos das autoridades, das instituições (ir) responsáveis e falidas e daqueles que se negam a ajudar até com seu próprio silêncio.

Pedi a Deus para livrar as pessoas necessitadas, pensionistas , aposentadas etc., da tentação de se valerem das propagandas enganosas de dinheiro fácil, veiculadas pelos meios de comunicações, que só favorecem aos Bancos e demais instituições financeiras.

Pedi pelas pessoas que se fingem de mortas por acharem que solidariedade, perdão, amor, são sinais de fraqueza, são gestos que humilham e fazem-nos parecer menos homens ou menos mulheres... que não se lembram de que todos nós passamos por momentos dolorosos em que necessitamos das energias de uma mão amiga, de conforto mental e espiritual.

Pedi a DEUS pelo fim das omissões, das impunidades e da violência generalizada, que grassam em todo o Território Nacional, das Guerras e, principalmente, da fome e do desemprego, razões maiores para o empobrecimento dos mais pobres e para o desencadeamento da violência, repito, que dizimam, sem contundente justificativa, uma infinidade de seres humanos, sem lar, sem pão, sem cultura, sem expectativa de melhores dias, e, por isso, principalmente, sem forças para lutar, em todos os quadrantes do Universo.

Pedi pela PAZ do mundo inteiro, porque : fome é Guerra, analfabetismo, é Guerra; corrupção é guerra, droga é guerra, falta de teto é guerra, propaganda enganosa é guerra, poluição é guerra, ócio é guerra, violência é uma guerra covarde e demolidora...

Neste Natal pedi, especialmente, a DEUS, que nos conceda muitos outros NATAIS plenos de Ventura e realizações, e que nos proporcione e aos nossos familiares tudo o que se fizer necessário para uma felicidade plena e infinita e um Venturoso Ano Novo. Que 2008 seja um marco para a realização dos sonhos mais caros de cada um, para que solidariamente seja festejada a glória semeada entre todos nós, reafirmando que

O amigo que estende a mão

nos momentos de perigo

é mais irmão que um irmão

que não sabe ser amigo ! ...

Maria Nascimento Santos Carvalho

Site: www.manascimento@superig.com.br

Maria Nascimento
Enviado por Maria Nascimento em 27/12/2007
Código do texto: T793068