O Reinado Absoluto Do Fundamentalismo

Eric do Vale

Onde iremos parar? Tal pergunta decorre de um diálogo que tive com um conhecido em que esse manifestou o seu pleno descontentamento, quando o chamei de companheiro.

Isso mesmo: durante uma conversa informal, eu fiz uso desse termo e ele, então, respondeu que, por gentileza, não o chamasse assim, pois não possuía com o meu modo de pensar.

Ele salientou que achava preferível ser chamado de amigo, colega ou qualquer outro sinônimo; menos de "companheiro".

Não tive outra alternativa, a não ser acatar o seu "pedido". Assim, o fiz. E tenho feito, desde então. O que ele diria,caso eu o chamasse de "camarada"? Qual seria a reação dele, ao ver uma pessoa portanto algum objeto de cor vermelha?

Existem pessoas que, assim como ele, receiam serem assombrados pelo "Fantasma do comunismo". É incrível como estamos, cada vez mais, vivenciando um contexto em que esse fundamentalismo exacerbado vem adquirindo maiores proporções, seja no aspecto político, religioso e, até mesmo, cultural!

Diante desse quadro, torna-se perceptível que o fanatismo caminha a passos largos em nossa sociedade e de mãos dadas com a ignorância. Não é a toa que estamos vivendo em um mundo cada vez mais fundamentalista.