E O SISTEMA REPUBLICANO?!... 15h33min.

No próximo dia 15, completará 134 anos em que o país, “trocou” o regime monárquico, pelo Sistema Republicano. O primeiro perdurou durante 67 anos, - 1822 a 1889 – em que Dom Pedro II comandou o Brasil por quase 50 anos e num golpe de estado inesperado, em que menos se esperava, pois ele era um marechal de sua absoluta confiança, - Deodoro - – o país “trocou” o certo pelo duvidoso, em que nestes 134 anos, sempre foi, podemos assim dizer uma sucessão de crises...

Senão vejamos: durante 15 anos há um “hiato”, da República, de 64 a 1985, - 21 anos – de regime milita, com mais cinco anos de Sarney, eleito pelo Congresso, foram mais cinco, que totalizam 27 anos, com mais 15 da Era Vargas, 1930/1945, há um “hiato” de 41 anos, sem a votação popular...

Quanto a “nos” – somos de 41 – votamos tão somente 9 vezes para presidente da república, o que não deixa de ser pouco, pois abrange um período de 64 anos, em que teríamos direito de votar...

Diante do confuso quadro politico do momento, estramos “inclinados” a “encerrar” nossa condição d votante, por vários motivos, um deles da desconfiança da confiabilidade das urnas eletrônica, prática usada em poucos países? Por quê?

O que acontecido em nosso país nestes últimos tempos, dá o que pensar, senão vejamos: num trabalho investigativo da Lava Jato, se conseguiu provas inequívocas, que durante um longo período, houve uma “dilapidação” do erário público, com destaque a Petrobras, e, empreiteiras com obras superfaturadas aqui e no exterior, tudo comprovado, em ambos os casos foram devolvidos mais de seis bilhões aos cofres da união, políticos foram presos, de uma sigla muito conhecida e que tornaram a voltar no poder...

O seu líder máximo ficou preso por 580 dias, mas segundo a mídia, foi um “injustiçado”, razão pelo qual alguns ministros do Supremo, o “descondenou”, ele se torna ficha limpa e retorna “triunfante” ...

Tudo o que foi feito no governo anterior, foi extinto, com destaque a unificação do ICMC, em que aprovado pelo Congresso, ficou em 17%, ao mesmo tempo foi retirado dos combustíveis os impostos federias, com isto os preços baixaram, sem interferir na política de preços da Petrobras, com isto, - apensar da longa pandemia – o país cresceu, pois os combustíveis baixaram a menos de cinco reais, hoje passa de seis reais...

O governante anterior é perseguido sem dó e piedade, culminando com seus direitos políticos caçados... Diante deste confuso quadro político, estou propenso a “pendurar as chuteiras”. Finalmente, penso que o Regime Republicano está em crise... 16h15min.

Curitiba, 13 de novembro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Em tempo: nunca deixei de votar, jamais anulei meu voto e nem votei em branco, “fanaticamente” tenho os comprovantes guardados, o primeiro é de 86, o ´último de 30 do 10 de 2.022...

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagesespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/11/2023
Código do texto: T7932050
Classificação de conteúdo: seguro