O orgulho nacional do Japão

 

 

Li, faz pouco tempo, que Sailor Moon é o orgulho nacional do Japão, e com um pouco de informação a respeito da heroína de Naoko Takeuchi, podemos entender esta afirmação.

Já não se trata somente de uma personagem de quadrinhos, seriados de tv e filmes de cinema; Sailor Moon, a Princesa da Lua Branca e Guerreira do Amor e da Justiça, é como uma embaixadora do Japão pela música e coreografia, eis que seus espetáculos musicais - óperas e "performances" - já são vistas fora do Japão, até nos Estados Unidos.

 

Essa extrapolação de uma super-heroina dos veículos habituais do gênero para o mundo dos espetáculos musicais é algo singular, que diferencia a Marinheira da Lua provavelmente de todos os demais super-heróis. Aliás as garotas que interpretam Sailor Moon e as demais - notadamente as "sailors" de sua equipe, Vênus, Marte, Mercúrio e Júpiter, além da Chibiusa (a Pequena Dama), são lindas e notavelmente talentosas. Esses musicais, que inclusive são filmados, existem como óperas desde 1993, e também surgiram os "shows" de números musicais e coreograficos, até com apresentação em Nova Iorque.

Isso não se vê com os heróis da Liga da Justiça, Watchmen, X-Men, Vingadores, ou japoneses como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball.

Mesmo porque, se fizessem isso com os personagens de Dragon Ball por exemplo, iriam é meter medo nas crianças.

 

Essa popularidade extrema de Sailor Moon, com milhões de fãs fiéis no mundo (os "moonies") deve-se sem dúvida à mensagem de amor, gentileza, otimismo, alegria, amizade, coragem e senso de justiça que a série passa.

E hoje em dia, cantoras de diversos países interpretam canções da franquia, como "Moonlight densetsu" (A lenda da luz da Lua).

Para quem quiser ter ideia da beleza estética dos espetáculos ao vivo de Sailor Moon, vá no YouTube e escreva na busca, "Sailor Moon musical".

 

 

imagens google