D. PEDRO I JAMAIS IMAGINARIA

D. Pedro I Jamais Imaginaria

(Vento Lusitano)

“Dom Pedro Primeiro, por Graças de Deus e unanime acclamação dos povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brazil: Fazemos saber a todos os nossos subditos que a Assembléa Geral decretou, e nós queremos a Lei seguinte:

Art. 1° Crear-se-hão dous Cursos de sciencias juridicas, e sociaes, um na cidade de S. Paulo, e outro na de Olinda, e nelles no espaço de cinco annos, e em nove cadeiras, se ensinarão as materias seguintes: {...}”

Foi com esta lei de 11 de agosto de 1827, que D. Pedro I criou os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais no Brasil, um na cidade de São Paulo e outro na cidade de Olinda. Como se constata já transcorreu mais de 196 anos. Atualmente o Brasil possui 1.240 cursos de direito, enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades.

Não resta duvidas ser isso é extremamente surpreendente. São tantos os cursos de direito que já tem, inclusive, cursinhos para preparação para o exame da ordem. Fica a seguinte pergunta: - “Quais os motivos que ensejou na liberação de tantos cursos de direito?” Com toda a certeza muitas são as respostas. Quanto a D. Pedro I penso que sequer imaginava que um dia o Brasil teria mais cursos de direito do que todo o planeta, ou quando não, sabia ele que no futuro haveria necessidade de muitos advogados para defender os denunciados por corrupção, a bandidagem, ou para defender a democracia.

Realmente no Brasil tudo é muito surpreendente. O Brasil é um caso a se pensar ...

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 17/11/2023
Código do texto: T7933812
Classificação de conteúdo: seguro