Mandacarú Brasileiro Patativa do Assaré

Um pássaro endêmico brasileiro imortalisou o coração do Agreste do Brasil! Um pássaro com um canto muito especial que levou a pequena cidade de Assaré à cidade planetária! Um pássaro solitário que cantou suas raizes com tanta emoção, com toda sua alma! Um pesquisador francês em busca de acontecimentos nobres e belos o encontrou, e o pequeno poeta do "agreste" o único a receber os "louros" ainda em vida em uma universidade da Europa! Devido o Patativa do Assaré ser uma lenda "viva""? Aos quatorze anos um primo vendo seu talento o levou para Belém onde o poeta passou quatro meses, não suportou aquele "mar" de águas, a saudade do sertão agreste o levou de volta a Assaré! Mas ele já não era o mesmo, já não estava só! Pois foi encontrado por um mecenas das artes! Que lhe deu uma carta de apresentação, onde foi descoberto por outro poeta que lhe "condecorou" com a medalha de "José de Alencar"! Descoberto por um mecenas carioca que arcou com as despesas e publicou seu primeiro trabalho! Do lirismo e do regionalismo passou a ser uma "voz" internacional onde começou a reinvindicar uma imagem! Uma doença lhe cegou uma vista! Mas lhe deu uma visão global, Patativa do Assaré passou a acompanhar a evolução do mundo e naturalmente a evolução do ser humano! E o agreste não poderia ficar à "margem"! O inesplicável é que como um homem que tinha somente um rádio como referência de informação tinha uma visão planetária da evolução do ser humano! O inesplicável é que aquele mecenas das "artes" lá de Belém para diferenciar dos demais poetas Zé do Agreste o nomeou Patativa do Assaré! Se dependesse de Patativa do Assaré nós não teriamos conhecido o trabalho do "poeta" do agreste, ele foi descoberto e divulgado pelos pesquisadores e mecenas das artes! Sua poesia é aquela que fere, que te deicha tranqüilo viaja com os homens em todas as direções! A perda de uma vista lhe deu mais visão! Sua filosofia alcançou a todos os cientistas, sua poesia deu ao sertão sua vóz! Alcançou a todos os microfones e sua mão nos mostra uma nova "direção"! Sua poesia bateu asas mundo afora, mas ele não foi embora, pois ele ainda está presente?!! E aquela romaria de celebridades buscando sua companhia nos mostra uma coisa boa, descobriram que Patativa do Assaré é a poesia em pessoa?!!

moraesvirada
Enviado por moraesvirada em 27/12/2007
Reeditado em 27/12/2007
Código do texto: T793455
Classificação de conteúdo: seguro