UM MENINO INSPIRADO

UM MENINO INSPIRADO

Mário Osny Rosa

Marquinho tinha seis anos, mas seu QI era acima da média e com essa idade já lia tudo o que lhe aparecia nas mãos. Gostava de navegar na internet e ler todas as noticias. No entanto preocupado e em compreender bem as noticias de cassações de políticos, pergunta a sua mãe:

- Mamãe porque esse negócio de cassar políticos?

- Você ainda é pequeno para entender isso que vem acontecendo no Brasil em nossos dias, mas quando crescer e estudar mais aí vai saber melhor como funciona essa trama.

- Mamãe, mas uma coisa me deixa intrigado?

- O que o deixa intrigado filhinho?

- Leio na internet que vão cassar um deputado, um tal de Dirceu... Como se escreve cassar? Com dois esses ou com ç cedilha de caçar?

- Quando se trata de perder um mandato de deputado se escreve cassar com dois esses, mas quando a palavra caçar tem o significado de matar um bicho, ou prender um bandido ou ladrão se escreve caçar com ç cedilha.

- Eu pensava outra coisa.

- O que realmente você pensava filhinho?

- Que eles iam matar o tal deputado, não estava entendo todo esse jogo de palavras, agora tudo ficou mais claro na minha cabeça, realmente ainda sou criança para dominar tudo isso.

- Realmente, quando você crescer vai dominar toda essa complicada língua portuguesa, ou melhor, língua portuguesa falada no Brasil.

- Mas em Portugal eles escrevem e falam diferente a nossa língua?

- Não é bem assim, eles grafam quase igual a nós, mas a pronúncia difere um pouco.

- Será que um dia eu vou entender esse negócio de grafar e falar?

- Sim, você vai entender com o avanço de seus estudos.

Mas, Marquinho queria saber mesmo o que ia acontecer com o deputado que foi cassado e pergunta a sua mãe:

- Agora, que já estou entendendo melhor esse assunto, quero saber o que vai acontecer com o homem que foi cassado, o que realmente vai acontecer com ele?

- Filhinho, a cada momento vai complicar mais a situação com essas suas perguntas!

- Mas eu acho bom ter todo esse conhecimento desde já, pois é nessa hora que os dados ficam bem gravados em minha memória. Mamãe ele foi cassado, não foi?

- Sim, claro que foi.

- Mas, quando se caça um passarinho não se prende ele numa gaiola ou num viveiro?

- Claro, que é assim mesmo.

- Aonde mesmo ele vai ficar preso depois de cassado?

- Ele perdeu alguns direitos políticos por oito anos, isso depois você vai entender melhor, quando crescer.

- Mamãe eu quero crescer ligeiro o que devo fazer?

- Meu filhinho, tudo tem seu tempo e sua hora, quem cresce rápido é pão na padaria, as pessoas vão crescendo com o decorrer dos anos até ficarem adultos e não podemos atropelar esse crescimento.

- Agora entendi como acontece o crescimento.

- Isso mesmo.

- Mamãe eu quero ser um político.

- Ainda é muito cedo para decidir isso. Só quando crescer e tiver mais

estudo, experiência, e principalmente na convivência com as pessoas.

- Mais uma perguntinha?

- Sim pode fazer.

- O que é essa tal de ética e falta de decoro parlamentar?

- A cada momento faz perguntas mais complicadas meu filhinho, nem sei se vou poder explicar à altura do seu entendimento.

- Como, eu não vou entender a sua explicação?

- Fiquei num beco sem saída, mas vou tentar... de uma forma mais simples, falta de decoro e de ética significam não ter uma boa conduta na função pública, não respeitar seus colegas na câmara de deputados, fazer aquilo que a lei não permite.

- Agora já entendi melhor esse negócio de cassar homens públicos no meio político, outra hora tenho mais alguns questionamentos a fazer para a minha querida mãezinha.

São José/SC, 01 de dezembro de 2.005.

morja@intergate.com.br

www.mario.poetasadvogados.com.br

Asor
Enviado por Asor em 01/12/2005
Reeditado em 03/12/2005
Código do texto: T79394