MÁSCARAS

As máscaras são artefatos cênicos que desde a antiguidade o ser humano usa para caracterizar emoção, entidade sobrenatural, personagem teatral ou esconder sua própria identidade.

Diz-se também das caras e bocas que são feitas para impressionar o interlocutor ou parecer inocente diante de malfeitos que, quando revelados se costuma dizer que as máscaras caíram.

E é o que está acontecendo na atualidade, tendo Brasília como cenário do espetáculo revelador daquilo que, por mais de quarenta anos esteve sob o sigilo da conveniência dos favorecidos.

Troca de favores devidamente camuflados por gestos e falas de exacerbadas gentilezas, panos quentes e ocultação sob o tapete dos meios de comunicação, malabarismos jurídicos e administrativos mantinham as verdadeiras ações no limbo do:

- “Não é possível que isso esteja acontecendo”...

O segredo é a alma do negócio, mas a vaidade humana e os egos feridos pelo não cumprimento do que fora acordado, se sobrepõem a qualquer conveniência assim como a rotina do dia-a-dia e a certeza da impunidade, promovem o relaxamento da vigilância que deveria ser eterna.

Agora, melindrados pelos últimos acontecimentos e sem as amarras das conveniências, caíram as máscaras que ocultavam as verdadeiras faces dos golpistas antidemocráticos, dos prevaricadores, dos traidores da pátria, dos membros das organizações criminosas e estão sendo expostos os acordos e as ligações “cabulosas” entre eles.

Claro que a turma do “- deixa disso...” já está em ação para evitar que as piores revelações sejam feitas no calor do embate.

A mentira, apesar de ter pernas curtas tem rabo longo e as suas muitas voltas demandam tempo até que sejam totalmente reveladas, mas cedo ou tarde a verdade prevalecerá e, espera-se, que os verdadeiros criminosos sejam punidos com severidade.

GLOSSÁRIO

Cabuloso = desagradável ou antipático, mas no jargão do submundo do crime é algo conveniente para as partes.

Máscara = artefato usado por todas as culturas desde a mais remota antiguidade.