Uma manhã ensolarada.

O clima quente do final de semana, traz o sol ensolarado raiando. A calçada era refúgio, para o calor e era o lugar de boas conversas. Minha avó gostava de pegar sua Bíblia e sentar-se em sua cadeira de balanço. Lá do sofá da sala, era possível escutar o seu cantarolar. A voz doce e rouca, cantava os hinos da igreja, desde que eu me entendia por gente, ela fazia questão de me levar para lá. Não aguento a solidão da sala e logo corro para onde ela está, pego minha cadeira e sento, segurando o livro que estava lendo na mão. Ela me olha, alarga seu sorriso e pergunta como está a minha vida (ela sempre pergunta a mesma coisa). Eu, como de costume, respondo o mesmo e ela como tem a memória fraca, sempre solta a mesma gaitada ao escutar o que ando fazendo (é sempre o mesmo). Ao olhar para as plantas que havia plantando ainda quando eu era um serzinho pequeno, ela me olha, com os olhos cheio de água, dizendo como conheceu meu avô. Desde que eu cresci, escuto ela falar na mesma sintonia e com o coração cheio de amor, sobre como se apaixonou pelo o meu avô. Ela, uma menina com 18 anos, tentando conhecer a vida, encontrou ele chegando de Brasília, novo, ele era mais novo que ela, mas não muito. Ela me pergunta se sou namoradeira (pobre vovó, eu mal tenho tempo para mim, quem dirá para namorados) é o que eu sempre respondo. Rindo, me diz que quando o conheceu, ainda era noiva de outro, mas assim que os olhos se encontraram, ela não conseguiu esconder, havia se encantado por ele. Desde então, os dois se tornaram inseparáveis e em longos sessenta e três anos de casados, o cuidado e o carinho continua o mesmo. Lembro que toda vez antes de dormir e quando acordo de madrugada (Tenho o costume de armar uma rede no quarto deles e dormir perto) Observo seu nonatinho (meu avô) colocar a água para ela tomar de madrugada, deixar a cama arrumada com o pijama dela e organizar tudo para que ela não se preocupe com nada enquanto o sono não chegar. Escrevo com lágrimas nos olhos, pois sempre notei que os dois construíram uma história linda, onde até os dias de hoje, o amor, carinho e respeito sempre prevaleceu.