A COISA TÁ FEIA

Francisco de Paula Melo Aguiar

A nossa gente sabe que Santa Rita é o terceiro maior núcleo urbano da Paraíba, segundo o IBGE(2022), portanto, é uma cidade visível aos olhos da administração pública federal, estadual e municipal. Aqui residem aproximadamente 150 (cento e cinquenta) mil habitantes (operários, aposentados, empresários, profissionais liberais, professores, etc), além do mais, que por aqui passam pessoas com direção a capital do Estado, paraibanos ou não, provenientes do interior e de outros estados, sem deixar de lembrar as dezenas de centenas dessas pessoas vem todos os dias a trabalho e para trabalhar em Santa Rita.

Tanto é assim que: "pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas mesquinhas falam sobre pessoas segundo o pensamento do filósofo e matemático Platão (428 - 348 a. C), da Grécia Antiga.

Assim é o consórcio: Santa Rita/Pb.

Se não vejamos, não vamos falar sobre o gestor municipal eleito em 2016 com 52 (cinquenta e dois) mil votos, que afirma nos quatro ventos do mundo que aqui é terra de desenvolvimento, o que não sai do slogan do tipo chavão na mídia oficial.

Uma beleza na visão do gestor, durante o primeiro mandato não convenceu nem seus 52 (cinquenta e dois) mil eleitores de 2016. Aí veio a COVID-19, onde ele usou todos os meios "legais"para vender sua imagem de grande gestor na área de saúde e parou o resto da cidade, indo fazer proselitismo barato diário, antes, durante e depois na distribuição e aplicação da vacina. O povo com medo para não ser contaminado, acreditava piamente na voz que saia da boca gestor e sua equipe como "cientista" da verdade sem saber o que estavam

afirmando.

O achismo tomou conta do imaginário popular, o gestor entendeu que deveria construir um hospital infantojuvenil, que até o presente momento, não atendeu, nem internou uma só criança deixado de seu telhado, ideia magnífica se na prática estivesse funcionando.

A saúde é coisa para inglês vê.

A educação só ouvindo os professores com seus direitos extintos no plano de cargos e salários e com a aprovação legislativa.

Nos esportes, o estadio em que o estádio Teixeirão se encontra já resume a ópera.

A iluminação pública ainda com luminárias enferrujadas com mais de 20 anos de uso.

Ambulatórios e urgência médica o samba do criolo doido.

E as praças sendo derrubadas e reconstruidas com arquitetura e material de mártir.

Os mercados públicos, sangue de Cristo, falta tudo a começar pela higiene do solo aos telhados.

É fato, tanto é que na reeleição em 2020, os 52 (cinquenta e dois mil) votos quebraram e das urnas só saíram 32 (trinta e dois mil) votos. Para onde foram os 20 (vinte mil) votos de arrependimentos de 2016? E se não bastasse o aparato em favor da primeira dama em sua eleição à Casa de Epitácio Pessoa, em 2022, quando o gestor amargou a derrota em Santa Rita, onde só conseguiu transferir18 (dezoito) mil dos 32 (trinta e dois mil) votos que sobraram de 2016.

Portanto, perdeu 20 mil votos com a "excelente" gestão pelo caminho de 2016 a 2020. Dos 32 mil votos que sobram em 2020, em 2022 só conseguiu transferir 18 mil votos para a senhora do gestor rumo à casa de Epitácio Pessoa. Para foram os 14 mil votos da votação do gestor a reeleição em 2020 com COVID-19 e tudo?

É fato, dos 52 mil votos de 2016, numericamente falando, já desistiram do gestor e sua liderança 34 (trinta e quatro) mil votos, maior do que sua votação a reeleição em 2020.

E ainda tem os investimentos invisíveis da ANE, prometidos pelo gestor que serviu de argumento para romper o contrato com a CAGEPA em 2019, onde Santa Rita tinha apenas 4% de cobertura do esgotamento sanitário e que a ANE "ia" investir para atingir o índice de 90% de todo abastecimento do esgotamento ou saneamento básico, ex-vi a declaração do gestor municipal ao G1 PB, em 12/05/2022(https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2022/05/12/santa-rita-rompe-contrato-com-cagepa-e-empresa-privada-assume-operacao-do-sistema-de-agua-e-esgotos.ghtml).

E ainda tem 2/3 da população santaritense com esperando água de madrugada e durante o dia, nem se fala.

Qual o investimento que a PMSR/ANE está fazendo para atingir os 90% de cobertura do saneamento básico? Onde estão tais serviços que não se ver?

E assim, a coisa tá feia.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 26/11/2023
Reeditado em 26/11/2023
Código do texto: T7940565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.