đŸ”” O segredo

Inventaram um novo nome para o palestrante: “coach”. O nome gringo Ă© apenas para dar uma “gourmetizada” no velho guru de palcos. O”coach” cobra mais caro, mas, no fundo, a essĂȘncia Ă© a mesma: ao som da musiquinha do Ayrton Senna, surge, no palco, um cara que explica como ele se tornou um sucesso e como ele Ă© demais. Depois de esfregar o sucesso na cara da plateia, ele ainda vende livros. Digo, a secretaria do guru fica com todo o serviço sujo. O guru, assim que terminou sua apresentação, sumiu. De certo, ascendeu Ă  abĂłbada celeste e agora estĂĄ sentado Ă  direita de Deus Pai Todo-poderoso.

Geralmente, um animadĂŁo palestrante pede para vocĂȘ virar para quem estĂĄ ao lado e afirmar platitudes mentirosas como: VocĂȘ Ă© um vencedor, vocĂȘ Ă© do tamanho dos seus sonhos ou vocĂȘ pode ser o que vocĂȘ quiser. Isso tudo Ă© besteira. Dizer frases motivadoras pode atĂ© levantar a auto-estima, mas encoraja o medĂ­ocre a continuar como estĂĄ. Sinceramente, se alguĂ©m que nem sequer conhece o outro, vira para o lado e diz, aleatoriamente, falsamente, mentiras motivadoras.

Para estimular a excelĂȘncia, o controle das situaçÔes e a alta baixa auto-estima baixa, sendo sincero, Ă© preciso um tratamento de choque. Eu sugiro virar pro lado e dizer:

— VocĂȘ e um merda

—?!

— VocĂȘ Ă© um lixo

— ?

— Tudo o que vocĂȘ fez atĂ© hoje foi destrutivo

— ?

— Está na hora de mudar, seu bosta!

— ...

Fim da terapia. Eu me sinto bem melhor, e meu interlocutor recebeu o empurrĂŁo que precisava para superar os obstĂĄculos da vida

***

Ainda moleque, num dos meus primeiros empregos, eu trabalhei num depĂłsito de logĂ­stica. Ou seja, era, pejorativamente, um peĂŁo. Pois, certo dia, todos os funcionĂĄrios se reuniram no auditĂłrio para ouvir os conselhos de um palestrante. Como terĂ­amos dicas para o sucesso, certamente descobrirĂ­amos como nos livrar daquela empresa.

Diante de uma audiĂȘncia formada, na sua maioria, por funcionĂĄrios trajando uniforme cinza e bota preta, o palestrante nĂŁo precisava se esforçar para parecer superior. SĂł o gel no cabelo e o paletĂł jĂĄ seriam suficientes para humilhar e deixar aquele bando de operĂĄrios em depressĂŁo. O sujeito sĂł podia ser bem sucedido, se bem que aquele parĂąmetro nĂŁo desafiava ninguĂ©m.

Como sempre, o guru do sucesso expĂ”e os segredos de sua, pessoal e intransferĂ­vel, evolução. ApĂłs cançÔezinhas motivadoras, gritos exclamativos (Ăș-hu!) e aplausos, voltamos Ă  triste realidade de quem nĂŁo Ă© um guru motivador nem tem livros para vender.

A conclusĂŁo foi que tudo aquilo parecia muito intangĂ­vel, a nĂŁo ser que recebĂȘssemos mais ou largĂĄssemos o emprego.

RRRafael
Enviado por RRRafael em 26/11/2023
CĂłdigo do texto: T7940636
Classificação de conteĂșdo: seguro