Pelas mãos de Deus

Pelas mãos de Deus

Olhe para suas mãos. Observe que cada dedo é de um jeito, de um tamanho e com uma função diferente, porém, quando se juntam, mesmo com todas as diferenças, conseguem fazer coisas que sozinhos não conseguiriam. Assim acontece com o ser humano: se deixássemos a diferença de lado e nos uníssemos por um propósito maior, o mundo seria um lugar muito melhor!

Pois bem, quando você se comunica, seu cérebro utiliza automaticamente as suas mãos para transmitir pensamentos e emoções, mesmo até sem você se aperceber disso.

Dessa forma, a linguagem corporal das suas mãos pode revelar o que você não diz por palavras, mas para resumir tudo isso e gastar menos tempo de explicação. Enfim: Você sabe o que suas mãos estão dizendo?

Para que servem as mãos?

Para pedir, prometer, chamar, conceder, ameaçar, suplicar, exigir, acariciar, recusar, interrogar, admirar, confessar, calcular, comandar, injuriar, incitar, teimar, encorajar, acusar, condenar, absolver, perdoar, desprezar, desafiar, aplaudir, reger, benzer, humilhar, reconciliar, exaltar, construir, trabalhar, escrever …

Mas o que isso significa na prática?

Bem, você já imaginou uma comunicação sem as mãos?

Evidentemente, no nosso dia-a-dia, não nos preocupamos com a forma como movemos nossas mãos para passar alguma informação às pessoas, mas pense bem: Você ficaria um só dia se comunicando com as pessoas sem usar as mãos?

As mãos passam dicas não verbais importantíssimas. Um comunicador convicto e confiante, utiliza a mão como gesto ilustrador. Por outro lado, uma pessoa que está insegura ou incerta do que comunica pode utilizar as mãos em gestos de autoconforto.

Gestos ilustradores, autoconforto?

As mãos servem como pistas de como está o nosso estado de espírito no momento. Observe bem um comunicador seguro de si: suas mãos o seguem com tamanha sincronia que parece até foram movimentos ensaiados: E é esta sincronia que passa confiança aos que o estão ouvindo.

Os gestos ilustradores são todos aqueles que acontecem paralelamente à fala e servem para ilustrar o que está sendo dito. Muito realizado por bons palestrantes e pessoas que têm confiança no que dizem, este tipo de gesto passa mais credibilidade e afeta positivamente nas relações interpessoais.

Por outro lado, gestos de autoconforto são vistos de outra forma… Os gestos de autoconforto aparecem frequentemente quando uma pessoa está passando por um momento de ansiedade. São aqueles gestos que você comete quando está nervoso. Quando, por exemplo, você passa a mão no rosto ou no braço. É visto como uma tentativa de acalmar-se diante de algum episódio que remeta à ansiedade.

Seja o maestro em suas relações interpessoais: utilize os sinais de batuta

Os chamados sinais de batuta são sinais realizados especialmente com as mãos e recebem esse nome pela similaridade que possuem com os sinais realizados por maestros. Além disso, se os maestros possuem poder sobre a orquestra, o bom comunicador – ao utilizar correta e sabiamente estes gestos – possui poder sobre a plateia.

Então me lembrei de um poema que li e reli já a alguns bons anos, cujo autor não me lembro, tendo por titulo ‘observe suas mãos’. Vale a pena, no meu caso recordar a leitura e para quem ainda não leu, aproveitar o momento e sentir a nostalgia a que nos somos remetidos.

“Observe suas mãos”

Meu avô, com noventa e tantos anos, sentado no banco do jardim, não se movia.

Estava cabisbaixo, olhando suas mãos. Quando me sentei ao seu lado, nem notou minha presença.

E o tempo passava…

Sem querer incomodá-lo, mas querendo saber como ele estava, lhe perguntei como se sentia.

Levantou sua cabeça, me olhou e sorriu. ‘Estou bem, obrigado por perguntar’, disse com uma forte e clara voz.

Expliquei que não queria incomodá-lo, mas queria ter certeza de que estava bem, já que estava sentado, imóvel, simplesmente, olhando para suas mãos.

Então ele me perguntou: ‘Alguma vez já olhou para suas mãos? Quero dizer, realmente olhou para elas? ’

Lentamente soltei minhas mãos das mãos de meu avô, as abri e as contemplei. Virei as palmas para cima e logo para baixo.

Creio que realmente nunca as havia observado. Queria saber o que meu avô queria me dizer.

Meu avô sorriu e me disse…

Pare e pense um momento sobre como suas mãos tem te servido através dos anos.

Estas mãos, ainda que enrugadas, secas e débeis têm sido as ferramentas que usei toda a minha vida para alcançar, pegar e envolver.

Elas puseram comida em minha boca e roupa em meu corpo.

Quando criança, minha mãe me ensinou a juntá-las em oração.

Elas amarraram os cadarços dos meus sapatos e me ajudaram a calçar minhas botas.

Estiveram sujas, esfoladas, ásperas, entrelaçadas e dobradas…

Foram decoradas com uma aliança e mostraram ao mundo que estava casado e que amava alguém muito especial…

Foram inábeis quando tentei embalar minha filha recém-nascida…

Elas tremeram quando enterrei meus pais, e quando entrei na igreja com minha filha no dia de seu casamento.

Elas têm coberto meu rosto, penteado meu cabelo e lavado e limpado todo meu corpo.

E, até hoje, quando quase nada de mim funciona bem, estas mãos me ajudam a levantar e a sentar e ainda se juntam para orar.

Estas mãos têm as marcas de onde estive e a dureza de minha vida.

Mas, o mais importante, é que são estas mãos que Deus tomará nas Suas quando me levar a Sua presença! ’

Desde então, nunca mais vi minhas mãos da mesma maneira.

Mas lembro quando Deus esticou Suas mãos e tomou as de meu avô e o levou à Sua presença.

Na verdade, nossas mãos são uma benção.

Cada vez que uso minhas mãos penso em meu avô, e me pergunto:

‘Estou fazendo bom uso delas? ’

E sempre que minha consciência responde que ‘estou usando minhas mãos para praticar o bem, para trabalhar honestamente, que as estou usando para dar carinho e amparo a quem necessita’, sinto-me em paz…

E agradeço ao Criador por tamanha bênção, esperando que Ele estenda Suas mãos para que, também eu, um dia, possa nelas repousar! ”

A vida acontece no presente, sempre.

Há somente o hoje, o agora, e este é o seu momento com Deus!

Agradeça, por tudo o que tens na vida…

E também pelas tuas mãos que, bondosas, ajudam a tornar o HOJE, um dia MELHOR!”

Aproveite suas mãos e braços, e abrace quem você ama, também faça um carinho nos seus filhos e nos seus familiares que estão por perto.

(Não sei quem é o Autor, mas achei fantástica a história e decidi compartilhar com meus Amigos.)

Guaxupé, 26/11/23.

1000ton

Milton Furquim
Enviado por Milton Furquim em 26/11/2023
Código do texto: T7940721
Classificação de conteúdo: seguro