Destino

Sabe uma coisa que eu acho impressionante é que acreditamos fielmente que a cada novo alvorecer podemos escrever um capítulo inédito em nossa história, que cada início de mês, de ano, traz novas oportunidades de reescrever nossas vidas, que o amanhã é um novo dia, que temos o poder de controlar nossos destinos e que nada ou ninguém é capaz de tirar de nós esse poder.

A crença no livre arbítrio e a esperança de que podemos fazer do nosso mundo um mundo melhor é o que nos impulsiona a levantar todos os dias da cama e nos arrumar para enfrentar a vida e tudo que vem com ela.

Mas por mais que você pense que tem o controle sobre sua vida, não tem. Estamos presos a uma cama de gato criada, seja por quem for - o nome é o que menos importa, para nos dar a falsa sensação de que estamos no controle.

Pensamos que o nosso destino pode ser simplesmente modificado através de um ato ou através de uma palavra, de qualquer coisa que façamos diferente, mas na verdade não pode, sua vida já foi escrita querendo ou não. Seu passado, presente e futuro já estão traçados, determinados.

Então para que viver? Para que se dar ao trabalho de viver uma vida que já foi escrita e que você não tem poder algum de modificá-la, que você não tem poder algum para fazer com que qualquer coisa se altere? Me diz para quê?

Escutamos todos os dias frases como, o que tiver de ser será, Deus escreve certo por linhas tornas, se estiver em nosso caminho vai acontecer, o que é nosso chegará até nós, quando chegar nossa hora não tem o que ser feito. Assim não deveríamos nos preocupar tanto com o que a vida pode nos oferecer ou nós a ela, não é mesmo? Se tudo já está escrito não tem porque eu me esforçar para ser melhor ou fazer diferente.

Se essas frases são ditas ao longo dos tempos e todos os tempos, o que nos move a viver? O que nos faz levantar todos os dias e nos esforçar tanto para fazer dessa vida algo bom? Porque sentimos essa necessidade de enfrentar o mundo pelo que acreditamos?

Eu descobri que tenho infinitamente mais perguntas que respostas e que é bem provável que a maioria delas nunca serão realmente respondidas.

Por mais que eu tenha crescido ouvindo essas frases e crendo que meu destino está escrito, não me conformo que não seja capaz de muda-lo ou o de outras pessoas.

Por mais que em algumas crenças, ao encarnar, o espírito escolhe o caminho a seguir, sabe o que está traçado para si nessa vida, acredito que justamente por isso nosso espírito, nossa alma, anseia tanto por mudanças e não aceita o que lhe é imposto goela a baixo, por saber o que lhe reserva e querer evoluir nos inflama a fazer diferente, a ser a diferença, a fazer com que as coisas aconteçam todos os dias de nossa vida.

Por mais que tenhamos um caminho traçado e sejamos o reflexo de nossas atitudes do passado, temos o poder, não de mudar o que nos foi proposto, pois tudo tem um objetivo, um significado, uma razão de existir, mas de evoluir e fazer com que o mundo a nossa volta, perto ou longe, evolua igualmente.

Podemos não mudar nossa história, mas podemos influir na história que nos muda diariamente, de forma que tudo isso tenha significado. O livre arbítrio importa em escolher o que fazer com esse poder.

Das duas uma, ou você vai tentar fazer alguma coisa que mude o que quer que seja, ou seguirá sua vida como se nada estivesse acontecendo. Qualquer das opções é como uma larva se tornando borboleta, tudo muda, mesmo que não queira, devagar e intensamente esses instantes farão com que talvez você sequer perceba que algo está diferente, que mudou, mudou a sua vida ou vida da outra pessoa e o que estava escrito para si ou para ela foi reescrito sutilmente, por que a cada dia Deus nos dá essa possibilidade.

São nossas atitudes diárias que fazem o que tem que ser feito e escolher entre agir ou não mudará o fluxo das coisas.

Quem sou eu para dizer sobre Deus, nem sei quem ele é na verdade, mas porque não, porque não acreditar que a cada vez que você percebe uma coisa diferente, cada vez que você vê ou faz algo que realmente sente você pode mudar a vida de alguém, a sua vida.

Não estamos no mundo para viver uma vida medíocre, estamos aqui para criar algo, para deixar algo para as futuras gerações, não podemos permitir que a nossa vida se limite a acordar, comer, beber, dormir. O que seria da nossa vida se fosse só isso? Nós nascemos para pensar e esse pensar faz com que movimente não só o nosso cérebro como a nossa existência e isso faz com que tudo ao nosso redor seja modificado, seja alterado pelo que dizemos, pensamos, externamos.

Por mais que não sejamos compreendidos pelos outros, por mais que o que externemos não faça sentido para quem ouve e por mais que digam que somos loucos, que digam que não sabemos do que estamos falando, devemos continuar, acreditar, ir em frente, não desistir do que queremos, não desistir do que sabemos que é real, que é real para nós e que pode fazer diferença na vida das pessoas.

Porque a maioria dessas pessoas que nos ouve não tem ideia de que vive uma ilusão e vai lutar plenamente para defendê-la e teremos que lutar até mesmo contra quem amamos para mostrar-lhes a verdade, mesmo que isso nos custe a perda desse vínculo eterno, a perda do que nos é mais caro, a perda de nosso maior tesouro.

Só não podemos perder a nós mesmos nessa luta!

Então Maktub, só siga o fluxo e te digo, cada fluxo segue seu próprio fluxo, um desencadear de ações e reações que alteram o curso do rio da vida.

Por mais que nosso destino já esteja escrito, o meio do caminho, o que está entre o início e o fim da nossa existência, está nas nossas mãos e mesmo que não tenhamos o poder de mudar o que está previsto para nós, podemos mudar a forma como enxergamos o que nos espera.

Podemos não mudar nosso destino, mas podemos mudar o destino de quem é a razão de estarmos aqui.