Safira

O nome Safira deriva do grego sappheiros, mas também da hebraica sappir e da saphilah siríaca. Esses dois últimos são certamente a origem mais antiga da palavra. Encontramos nas línguas arcaicas o termo shapar para designar “coisas de fogo”.

Safira é uma pedra preciosa, demora milhares e milhares de anos para ser formada, por isso elas são tão raras e magníficas.

A safira, com seu tom azul profundo e suntuoso é uma das joias mais famosas do mundo. Seu azul único, como um céu noturno, reflete a profundidade, serenidade e quietude da noite.

Muito usada na busca por tranquilidade e afastamento de energias negativas, para diminuir tensões, ajudar a combater a depressão, o estresse e ter mais paz em todos os campos da vida: físico, mental e espiritual.

A safira também é considerada a pedra da sabedoria, associada à intensa atividade mental e exatidão. Graças à crença em torno dessa força magnética da safira, ela ganhou lugar de importância na realeza e no clero, pois monarcas e bispos usavam colares e anéis dessa pedra para repelir a inveja e o mau-olhado.

Dentro da numerologia, o nome “Safira” está relacionado ao número 9. Este número carrega o simbolismo do recomeço, sendo utilizado para representar o final de um ciclo, e o início de um novo. As pessoas com a personalidade ligada ao número 9 costumam ser muito carismáticas e generosas, sempre dispostas a dar conselhos e ajudar os amigos a aperfeiçoarem ainda mais os seus métodos nas tarefas que realizam.

Nas tradições do antigo Egito e da Roma antiga, a Safira é uma pedra sagrada da verdade e da justiça. No Oriente, representa o conhecimento irracional e intuitivo em contraponto à inteligência racional. Simbolicamente, a pedra Safira representa a lealdade ao Ser Supremo. Diz a lenda que as Tábuas da Lei de Moisés gravadas por Deus consistiam em Safira.

Na Idade Média, era considerada a pedra da liberdade. Uma antiga crença originária do mundo secreto dos alquimistas, afirmava que um prisioneiro que tivesse a sorte de possuir uma Safira, poderia sair da prisão esfregando a pedra nas quatro paredes da cela.

Pureza, justiça e fidelidade são os mais importantes atributos associados a esta magnífica pedra preciosa. No entanto, seu azul intenso traz muitos benefícios para o corpo e a mente.

As propriedades físicas auxiliam no processo de desintoxicação e purificação do corpo, atuando como um tônico geral para uma boa saúde e bem-estar.

Segundo a litoterapia, a Safira pode ajudar a resolver todos os tipos de problemas do sono, como insônia, apneia ou terror noturno. Ao dormir perto de uma pedra de Safira, os sonhos se tornam positivos e reconfortantes. Esta pedra azul também pode ajudar a controlar os sintomas da demência.

Quanto às propriedades psíquicas, a Safira é o elemento de esperança e fé nos momentos difíceis da vida. É uma pedra que permite que as tempestades passem com segurança. Simbolicamente, representa a ancoragem como elemento de estabilidade, solidez e fidelidade. Pedra de paciência, tenacidade e lealdade, a Safira é indicada para quem tem pressa.

Se você é uma pessoa que se preocupa facilmente, as propriedades da Safira serão de grande benefício. Suas energias também acalmam estados de raiva.

Diz-se que esta pedra fabulosa alivia enxaquecas; limita a insônia; regenera pele, cabelo e unhas; estimula a vitalidade; apazigua a raiva; promove sonhos positivos; desenvolve autoconfiança e perseverança.

Tantas propriedades em torno de uma pedra, um símbolo, um nome, propriedades que desde os primórdios refletem a busca do ser humano em dar significado a algo por ele apreciado. Propriedades que se apropriaram desse símbolo, que se tornou um norte para a vida, os costumes, as crenças e doutrinas.

Mais que um norte se tornou um guia, uma guia, reunindo em si todas as propriedades dessa pedra, desse símbolo, desse nome.

Alguém que em tempos distantes sofreu os maiores impropérios que a vida poderia oferecer, apenas por ser quem é, foi perseguida, torturada e forjada como as grandes pedras preciosas o são, retornando ao mundo terreno não por vingança, mas por justiça, que com sua força e a força de seus ancestrais protege os perseguidos, os que sofrem injustamente e que muitas vezes não tem como se defender, os inocentes, os tímidos, os tristes, tendo como missão ajudar os que precisam de força e luz nos mais diversos setores da vida, prezando e preservando o livre arbítrio e as consequências deste.

Parte de um povo antigo, fiel e incrível que entendeu a muito o significado de sua existência, aprendendo com a terra e com a espiritualidade, usufruindo e compartilhando tudo o que eles podem oferecer.

Um povo altivo, assertivo no que fala, seguro de si, do que enxerga e acredita. Um povo de muita fé e credibilidade. De muito domínio e poder. Donos de uma sensualidade natural, envolventes pelo alto nível de carisma e amor ao próximo. Que estão sempre prontos a auxiliar aqueles que os invocam e necessitam de sua ajuda. Clarividentes natos e muito zelosos com aqueles que estimam.

Um povo que, mesmo em outro plano, segue o que aprendeu em vida e não se prende a doutrinas ou ordenamentos, se faz presente, se faz necessário, adaptando-se a outras orientações para que possa continuar exercendo sua função e sua missão.

Por tudo que representa e por sua missão muito bem cumprida nesse mundo que muito precisa dela. Poetas tentam decifra-la, desvenda-la, oferecem na as mais belas entoações e os mais sinceros pedidos de auxílio.

“Uma luz, um olhar, a cigana traduz. Do teu corpo em alma encheu-se de luz.

Uma luz que me aquece, um azul que me chama, um azul mais bonito que o céu de quem ama.

Vem!

Vem, cigana vem no meu destino caminhar.

Só você, Safira, tem a nobreza e o sorriso no olhar.

Azul tem no céu e na grandeza do mar,

azul tem no arco-íris, na íris do olhar. ”

“Numa noite de luar, na estrada eu encontrei, linda no seu caminhar, luz do oriente que nos faz tão bem, nas castanholas toca os seus mistérios, com sua dança pode enfeitiçar, suas palavras carregam verdades, cigana safira vem nos ajudar. ”

“Vinha caminhando a pé para ver se encontrava uma cigana de fé. Ela parou e leu a minha mão, me disse a mais pura verdade.

Eu só queria saber aonde anda a Pomba Gira Cigana. ”

Pontos e toadas que quando escutadas não saem mais de nosso inconsciente. Que a invocam, clamam por sua presença. Que estando entre nós sua energia sutil é instantaneamente notada, seu encanto é quase hipnotizante pela leveza e firmeza com a qual se apresenta.

Por vezes dura e firme em seus aconselhamentos, observadora de todos os lados da questão, com análise rápida e assertiva, mas com tamanha sensibilidade e empatia que a tornam quase humana, conhecedora de suas imperfeições. Com sua magia, seu olhar e sua dança enigmática direcionadas ao amor e à saúde, tira de quem se destina todas as mazelas e a energiza simultaneamente.

E assim transforma aqueles que toca e se transforma ao ser tocada, não há quem saia igual, não há quem não perceba o outro e se perceba melhor, um encontro de alma, de graça, de dores e amores.

Que sua força, magia e encanto, com concordância de Oxalá e Santa Sara Kali, se amplie a cada momento. Que continue sua missão de transformação e verdade. Que seu brilho precioso preencha os corações e mentes daqueles que a ti recorrerem e que com ele possam enxergar além do que os olhos podem ver.

Só tenho a lhe agradecer por ser minha guia, minha chama, minha pedra preciosa, minha rainha.