O DIA A DIA

Francisco de Paula Melo Aguiar

O dia a dia da pessoa é todo dia.

Sim, seja ela criança, adolescente, jovem, adulto ou da melhor idade.

Todo dia no mundo se lê ou se ouve denúncias nos meios de comunicação de massa do fenômeno chamado de bala perdida. E isso vem fazendo vítimas.

O caso é vital e tem matado ou deixado com sequelas irreversíveis muita gente de qualquer idade.

O caso é sério e tem saído do controle das autoridades governamentais e policiais no mundo, no Brasil e na localidade onde vivemos e convivemos.

Então, assim sendo, ainda que por analogia todo cuidado com nós e com quem convivemos dentro e fora de casa é uma decisão madura para prevenir-se da possível surpresa com bala perdida ou outras situações de riscos.

Assim sendo, por exemplo, quem trabalha com crianças e adolescentes, menores de dezoito anos de idade em geral, deve ter cuidado em liberá-los antes do final diário das atividades escolares e laborais, salvo se os pais e ou responsáveis autorizarem, porque quem entrega são e salvo o filho em uma escola para estudar não está autorizando que o mesmo saia sem sua autorização para ir resolver problemas particulares em horário de aulas, portanto, se a escola autorizar o entre sai de aluno no horário escolar sem anuência dos pais ou responsáveis, corre risco de vida para o aluno em estando fora do ambiente escolar.

Todo cuidado é pouco no ambiente escola e fora dela no horário escolar é responsabilidade dos pais, por isto os pais ou responsáveis previamente deve autorizar a escola para que o filho ou filha possa sair antes do fim do expediente diário para resolver assuntos particulares fora da escola.

É complicado o deixar correr por conta do rolamento diário o entra e sai de alunos no ambiente escolar, uma vez que "a vida começa todo dia" no dizer do ilustre escritor brasileiro Érico Veríssimo.

O que a escola poderá dizer aos pais (de alunos) que não autorizaram que os filhos saissem da escola para ir resolver problemas particulares fora da escola, se algo surpresa ocorrer, por exemplo, uma acidente qualquer ou uma bala perdida?

Tanto é assim que: "É fácil se livrar das responsabilidades. Difícil é escapar das consequências por ter se livrado delas", conforme pensamento do escritor Graciliano Ramos.

Diante disso, o aluno presente na escola está "relativamente" seguro: "lembre-se de esquecer...", por analogia ao pensamento de Immanuel Kant, filósofo iluminista alemão.

Assim é bom haver controle no entrar e no sair de alunos na escola e ponto final, salvo autorização dos pais ou responsáveis.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 29/11/2023
Reeditado em 29/11/2023
Código do texto: T7942880
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.