Educação em casa.

- Estudar em casa?! Querer estudar em casa?! Têm as crianças e os jovens de irem à escola. Escola em casa! Que absurdo!

- Absurdo?! Por que tu dizes que é absurdo estudar em casa?!

- Alguns pais querem que seus filhos estudem em casa; não querem enviá-los para a escola. Acreditam que a escola não é um bom lugar para seus filhos; que os professores estão despreparados; que a escola nada de bom tem para oferecer... Que absurdo!

- Absurdo por quê?! Não há absurdo nenhum em querer os pais que seus filhos não frequentem a escola, se entendem que ela nada oferece de bom para eles e se têm condições de oferecer-lhes educação melhor do que a que a escola lhes oferece. Onde o absurdo?! Não entendo o porquê de tanta celeuma em torno da questão.

- Tu nada vê de absurdo?!

- Não. Os pais que não querem matricular seus filhos numa escola e querem eles mesmos instruí-los, transmitir-lhes conhecimentos, os que eles entendem apropriados, educá-los segundo seus próprios valores, estão a querer impor tais idéias a todos os pais? Não. Não estão. Estão apenas querendo educar seus filhos como bem entendem.

- Mas os pais não têm educação, e instrução, e recursos para educarem seus filhos.

- Não?! Se de um casal o marido e a mulher são alfabetizados, ambos os dois bem instruídos, de boa formação literária, cultural, e a renda mensal deles permite-lhes oferecer o que há de bom e do melhor ao filho, supondo que eles tenham um, e apenas um, filho, e eles decidem contratar professores para lhe ensinarem as matérias que eles não dominam, que mal há?! Imaginemos: um casal: o marido é engenheiro aeroespacial, e a sua mulher, bióloga. Ambos de boa formação intelectual, ambos os dois inteligentes. Ambos ensinam ao filho o abecê, o pai lhe ensina aritmética, geometria e álgebra, e a mãe, biologia. Pai e mãe têm conhecimentos básicos de química. Então, podem ao filho ensinar química, a básica, a fundamental, que seja. Têm eles, também, bom conhecimento da língua portuguesa, e de história e geografia. Eles podem, portanto, ao filho ensinar que seja o elementar destas três áreas. O pai e a mãe sabem desenhar, o pai desenha foguetes, aviões e outros veículos aéreos, e a mãe, animais e plantas de todo tipo. Eles ensinam ao filho a arte do desenho. Pai e mãe são fluentes em inglês...

- Quantos pais são iguais aos que tu descreves?! Tu estás idealizando os pais.

- Não estou a idealizar nem pais, nem avós, nem bisavós, nem os mais antigos ancestrais dos seres humanos, Adão e Eva. Descrevo uma família, cujos pai e mãe, inteligentes, têm boa, invejável, formação intelectual, literária, cultural. E só. Se estes pais entendem ser melhor para o filho deles estudar com eles, na casa deles, e sabem que o que eles têm a oferecer ao filho é melhor do que os professores, numa escola, podem lhe oferecer, por que não há de ter eles, pais, o direito de escolher manter o filho aos seus cuidados do que aos de professores, numa escola?!

- Mas eles não sabem todas as matérias. Conhecem o básico de química...

- Que contratem um professor de química, um que eles conheçam, cuja formação não ignoram, e de quem tenham referências positivas. E podem, também, os pais, contratar professores de história, de geografia, professores que saibam mais do que eles tais matérias. Por que não se permitir que tenham os pais que querem educar seus filhos em casa, e não na escola, educá-los em casa, e não na escola?! E não me venhas com a tal senhora Socialização. Deixa de ladainha, de papo furado, de conversa fiada, para boi dormir.

- Não me digas que tu também és a favor das escolas cívico-militares...

- Obriga-se quem quer que seja a estudar em tais escolas?!

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 30/11/2023
Código do texto: T7943663
Classificação de conteúdo: seguro