ORA BOLAS, NÃO ME AMOLEM !

Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023.

Não há muito com o que se preocupar em viver no Brasil.

É claro que com relação à frase acima isso é pura gozação. A verdade é que não há como não se preocupar com ele. A bem da verdade esse "ele" aqui aplicado tem a ver com seu povo. Porque são muitas as situações que o envolvem que, se fossem descritas num espaço como esse, o ocuparia pela totalidade. Assim, é melhor deixar por conta do leitor, criar sua própria relação.

Há certa teoria que se apega ao tempo do descobrimento do Brasil, 1500. Que nas naus que compunham a esquadra de Cabral, grande parte de seus ocupantes era de gente desgarrada. Com históricos diversos, mas grande parte desses era de criminalidade. De todos os tipos e modos. Daí que a herança herdada pelo brasileiro é muito ruim.

Mas é óbvio que isso é só mais uma das histórias que se contam daqueles tempos. Depois de 523 anos de existência, tudo isso, por certo, já teria se desfeito no tempo. Então, é melhor ir atrás de outras verdade, se é que elas existiram, mesmo.

Entretanto não se pode ter nenhuma dúvida a respeito da constituição de grande parte da população tupiniquim de Pindorama. Dentre as muitas verves comportamentais que possui, uma delas, talvez a mais acentuada, ou destacada, é a desonestidade. Porque podemos constatar facilmente que não existe âmbito, que não possamos constatar a ação dessa propriedade.

Já passou da hora do Brasil passar por um dos processos de limpeza moral pelo qual os Estados Unidos passaram. Lá, numa determinada hora de um determinado tempo, decretou-se: "CUMPRA-SE A LEI". E assim foi feito, colocando o país num outro eixo e rumo. Principalmente o do progresso e eficiência. E isso perdura até os dias atuais.

Talvez aqui no Brasil esse processo ainda demore a acontecer. Nessas últimas décadas, inclusive, tudo degringolou de vez. Nos três níveis da gestão pública brasileira não há um deles ileso e isento de mazelas. Talvez esteja aí o problema maior. Qual deles serviria de bom exemplo para se consertar os demais?

Há um contingente de pessoas sérias e destemidas no país. Só que perde em quantidade para aqueles que puxam ao contrário. Os famosos do "quanto pior melhor". Mas sem querer desesperançar alguém, ou todos, o que se pode esperar de uma população que elege de quatro em quatro anos, "300 picaretas do Lula". Também quem o faz sair da prisão para ser o seu presidente?

Ora bolas, não me amolem!"

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 30/11/2023
Código do texto: T7943688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.