A paz de um lugar pequeno

Precisamos de paz em nossas vidas. Percebo que são muitos os seres humanos que não a estão desfrutando como deveriam e como direito de filhos de Deus que são. Estou morando atualmente em uma cidade de 130 mil habitantes após ter passado toda minha vida em uma de 6 milhões de habitantes, conhecida como Rio de Janeiro. Dei um salto realmente quântico em se tratando de qualidade de vida. Vivo atualmente em Araruama, região dos lagos. Não é um paraíso, mas tem tudo para trazer um pouco de paz e sossego. Depois de assistir a alguns vídeos do coach Bruno Gimenez pelo Youtube e ouvi-lo dizer "se quiser prosperar, mude para uma cidade pequena; levando em consideração que prosperar é ser feliz em todos os escalões da vida acho que alcancei meu objetivo. Aos 70 anos de idade, depois de enfrentar e superar todo tipo de estresse que uma cidade como o Rio de Janeiro pode apresentar tomei essa decisão quase que repentina ao conversar com uma colega daqui que apontou-me as vantagens de uma local desse tipo.

Eu já andava espantado, perguntando-me "onde foram parar os passarinhos, como rolinhas e pardais com que convivi em minha infância e adolescência?" Notei que a poluição, a falta de árvores e a invasão urbana os haviam expulsado do nosso convívio. À medida que praças, parques nacionais, rios e outras áreas verdes iam dando lugar a conglomerados de condomínios, shopping centers e complexos industriais, essas criaturinhas inocentes e indefesas iam-se despedindo de nós. Hoje elas convivem comigo, no meu quintal; eu as alimento enquanto delicio-me com seu canto mavioso.

Impressiona-me até hoje os motoristas pararem para eu atravessar e isso em qualquer ponto da cidade com exceção das estradas. Já aconteceu mais de uma vez de um motoqueiro, ao ver-me parado no boulevard parar seu veículo e perguntar se eu ia atravessar. Isso foi incrível e eu nunca mais esqueci por estar tão acostumado com o que ocorre no lugar de onde vim. A praia, ou melhor a lagoa natural de Araruama fica a 5 minutos de caminhada. A temperatura é amena, calor é muito raro fazer e dificilmente vê-se alguém resfriado por aqui devido à pureza e salubridade do ar.

Vale muito a pena morar em Araruama. As pessoas são simpáticas e te cumprimentam em toda parte, quer te conheçam ou não. Não há engarrafamentos e só essa vantagem já compensa todas as outras. Em épocas de feriado prolongado isso aqui fica bastante movimentado, mas nada que atrapalhe; pelo contrário, há ainda mais vida e vibração. Há muito tinha essa vontade de enviar uma crônica falando de Araruama. Pode ser que daqui a algum tempo eu escreva outra de uma cidade ainda menor, com 70 ou até 50 mil habitantes. Que Deus abençoe a nossa paz e desejo o mesmo a todos os meus leitores!!

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 30/11/2023
Reeditado em 30/11/2023
Código do texto: T7944110
Classificação de conteúdo: seguro