EM ALGUNS NATAIS PASSADOS... 16h40min. (Reminiscências).

Minha cidade, vai perdendo suas “raízes”, com lojas e bancos que no passado tinham lugar de destaque a nível nacional, após décadas a atividade foram vencidas pela “poeira” do tempo. Quanto a loja que marcou sua época, foi fundada pelo jovem empreendedor, Hermes Faria de Macedo, (1914/1993) com apenas 18 anos, começou com um pequeno comércio de peças de caminhões usada, em 1932, e mais tarde em 1936, começou importar peças.

Na sequência, optou pelo comércio varejista, com itens de utilidade para o lar, foi um sucesso sem precedentes, pois no ápice chegou, pasmem! A ter 285 lojas, cujo afirmação era: Lojas Hermes Macedo, do Rio Grande ao Grande Rio...

Esta loja marcou época com suas campanhas, publicitárias, rádio e TV, foram 65 anos de sucesso, quando veio “declínio”, em 1997, quando encerrou suas atividades, que ficaram somente nas lembranças do que viveram naquela época. Também foi Deputado Federal por várias vezes...,

Também o nosso Estado teve dois bancos de destaque a nível nacional, o Banco Mercantil Industrial do Paraná, S/A o Bamerindus, que chegou a ser o segundo banco do país, fundado em 1929, por Avelino Antônio Vieira, (1905/1974) que existiu por 68 anos, quando em 1997, foi “comprado” pelo HSBC, banco inglês que hoje não atua mais em nosso país. Este banco deixou um legado, o coral dos meninos e meninas do Palácio Avenida, que persiste até hoje...

Outro banco que também marcou sua época e dá “saudades”, é Banco do Estado do Paraná, o Banestado, que foi fundado pelo governo em 1928 e, no ano 2000 foi “privatizado”, pelo Itaú, foram 72 anos de história.

Nada dura para sempre, pois o tempo é “implacável”, e vivem tão somente em nossas lembranças, e na época de Natal ressurgem com mais intensidade... 17h16min.

Curitiba, 28 de novembro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 01/12/2023
Reeditado em 01/12/2023
Código do texto: T7944422
Classificação de conteúdo: seguro