O governo brasileiro, a Amazon e o Amazonas.

- Não sei se trato com seriedade o caso, se choro de tanto rir, se gargalho de tanto chorar, se choro de alegria, se rio de tristeza, se choro de tristeza, se finjo que não tomei conhecimento do conhecimento que tomei do que me veio ao conhecimento. Não sei que tom emprestar a este meu comentário, se o de seriedade, se o de jocosidade, se o de angústia, se o de um drama existencial fenomenológico e espiritual anímico.

- O que tu queres dizer com todo esse palavreado, ô, escrevedor?! - indaga-me, visivelmente, e justificadamente, alterado, o meu querido e amado leitor.

E eu à pergunta que o leitor me disparou nas fuças respondo:

- Não sei, amigão, não sei. Estou a ponto, ou de cair em desespero angustiante, ou aprofundar-me numa depressão abissal, ou jogar tudo para o alto, dar uma banana para o mundo e desejar que o universo se exploda e leve-me junto. Oras bolas! A coisa vai de mal a pior, e quando penso que já chegamos no pior, e que o pior já passou, vem-me a saber coisa ainda pior, pior, mas, porém e todavia, que tem a sua graça. E qual é a graça, agora?! Que graça?! Um tal não sei das quantas, parece-me que é um político importante, disse, e disse o que disse porque deu-lhe na telha dizê-lo, que tem a empresa Amazon de pagar não sei o que ao estado brasileiro do Amazonas, afinal está a empresa gringa a usar o nome de tal estado, e coisa e tal. Há as tais icamiabas... As amazonas são gregas; o nome do maior estado brasileiro é Amazonas porque, não sei quando, não sei quem, não anotei-lhe o nome, acreditando que eram as indígenas destas plagas fêmeas de Temíscera... Onde a Diana entra nesta história?! Sei lá. Só sei que a imbecilidade e a ignorância dos políticos brasileiros já ultrapassaram as raias do absurdo e os limites do suportável. É uma tal que diz que "esclarecer" é verbo impróprio, e outra que afirma que "caixa preta" é expressão pejorativa, e um que declara de viva voz que há um muro, e dos bem altos, na fronteira do Brasil com o México, e não sei quem que informa que o Chile e o Equador não são países da América do Sul... Ah! Enganou-me a memória: foi uma jornalista que regurgitou tal enormidade, e não um político.

- E que passarinho te contaste história tão maravilhosamente estupenda?

- Passarinho?! Que passarinho?! Foi o Luiz.

- Que Luiz?! Não me fui apresentado ao dito cujo.

- O do canal iutubeano Oi Luiz. Se estás interessado em se informar a respeito do caso ao qual dediquei algumas palavras, pobres palavras, assista ao vídeo "Vergonha mundial: comitiva do Lula quer cobrar a Amazon por uso de nome!", publicado no último e derradeiro dia do mês de Novembro deste singular e inusitado ano de 2.023.

- Não perderei a primeira oportunidade que se me oferecer para assisti-lo.

- Faz bem. Depois, me dirás se sentiste ou vontade de chorar, ou de rir a bandeiras despregadas.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 01/12/2023
Código do texto: T7944449
Classificação de conteúdo: seguro