Uma casa chamada Patusco

Começou dessa forma, em terra estranhas os iguais acabam se encontrado pra se fortalecer. E a faculdade, universo de muitas classes sociais, status, vaidades, preconceitos e orgulho, causa impacto em quem tem como visão de transformação a saída pro futuro.

Oriundos de classe humildes diferentes, diria Inaildo encontrou Alberto ou Alberto encontrou Inaildo...

Tudo começou na aula de psicologia, quando o professor para quebrar o gelo da turma, exigiu a apresentação pessoal de cada um e ninguém se manifestou, talvez pelo desconforto inicial de cada calouro, situação que o fez encaminhar o pedido de um aluno apresentar o outro. Aconteceu que na vez do Inaildo se apresentar restava dois Raimundos pra fechar a apresentação, então ele apresentou Raimundo Alberto e Raimundo Nonato, que o apresentaram.

A equipe parecia começar com eles, entretanto o Nonato fez amizade com outro grupinho e Alberto seguiu com a parceria de amizade com Inaildo, mas Inaildo já estava enganjado num grupo formado pela professora anterior.

Como num colégio, a faculdade mais parecia a extensão do segundo grau. Talvez o tempo, a situação ou outras variáveis tenham mudado um pouco a visão. Embora nossos amigos estivessem imbuídos numa ideologia de mudança pessoal e de responsabilidade social.

O fato é que Alberto, por causa da professora de estudo dos problemas brasileiros-EPB acabou na equipe de do seu Olir, que não durou muito tempo, como um trabalhador iniciante, após o trabalho sobre a COSAMPA, não se sentindo a vontade preferiu sair. Já Inaildo na equipe do senhor Adilson, cujo ajuste ainda acontecia e quis o destino, que fosse diferente. Assim, num outro trabalho, mexeram-se as pedras e Alberto acabou na equipe do Gilson, do Shoiti, Josias

Rubens, Luiz Carlos e por último Inaildo veio fazer uma participação, como Alberto e acabou ficando.

Por sua situação de automanutenção, afinal morava só, Josias pouco se fazia presente nos trabalhos na casa do Gilson. Mas sempre se via, Inaildo e Alberto. Seja na AMBAT, com o Rubens, na casa da tia ou na casa do Gilson.

A medida que o grupo se consolidava a amizade fortalecia, até que uma das vezes, reunidos Gilson,

Alberto, Inaildo e Shoiti para fazer um trabalho tiveram o privilégio de apreciar o banquete feito por Rosário esposa do Gilson, uma obra culinária, de um fabuloso almoço. E foi neste dia, que na pausa dos trabalhos, para comer, imaginando um nome para batizar o grupo, Inaildo olhando o velho Aurélio identificou a palavra " Patuscada " - reunião de amigos para comer e beber. Assim se firmou e nasceu o grupo "Patusco", da turma de Administração de Empresas noturna - ADN.

Com o tempo a equipe sofreu mudanças naturais, Shoiti foi cursar o 2 ano, no curso de Contabilidade e Luiz Carlos ficou reprovado. E entraram duas mulheres, a Gareth e uma moça, que ficou até o meio do ano. O grupo seguiu unido e o Inaildo, Josias e Alberto se aproximando. Algumas viagens extras surgiram como aventuras, mas apenas Inaildo e Alberto se aventuravam. Agora tinha a Gareth, que grande parte teve nessas viagens. Encontro de Administração no Rio de Janeiro e na Bahia, viagens pra Algodoal, Romana, Cutijuba, Mosqueiro e Ajuruteua. Mas que ficou pelo terceiro ano.

No último ano, uma quebra significativa na equipe Patusco, após uma discussão, numa reunião para estudos Gilson, um dos fundadores deixa a equipe, pra ser independente se une a Paulo, Alexandre e a outros de outras turmas. Enquanto que Inaildo, Alberto, Rubens e Josias seguem fiéis com a equipe.

Nesse período Inaildo e Alberto ficam desempregados e como era o último ano, a exigência era mais exacerbada por parte dos professores. Com as situações acerca das matérias apertando, como era o caso de Administração Financeira, pelo professor Raimundo Fares, o famoso "rasga beca", eles procuraram se ajudar e decidiram na faculdade, começarem um mutirão de estudo, se isolando na casa do Josias, que morava só. E a equipe Patusco tomou o formato mais agudo, de três mosqueteiros, tendo o Rubens, que já era casado, também como integrante.

Salsicha com Fanta laranja, ovo, sardinha, Fanta uva e o bife xerocopiado do Josias. Estudavam até altas horas da madrugada, brincavam e dormiam sem esquecer, que a porta do futuro estava bem ali.

A formatura foi um congraçamento de empreitada de dois jovens do interior e um da periferia, sobretudo da amizade que esteia essa casa chamada Patusco.