Serra Pelada

Naquela época eu estava trabalhando no Maranhão e resolvi passar em Serra Pelada para ver aquele formigueiro humano, foi surpreendente ver tantos sonhos reunidos em um só lugar! Quando alguém bamburrava era aquela gritaiada, aquela euforia. Os homens formigas que carregavam aquele saco de minério nas costas, apertavam o passo em grandes romarias! A cada vinte e quatro horas alguém ficava milionário e aquele berçário se enlouquecia! Para alguns o dinheiro virou vida e suas famílias sofridas hoje vivem a sorrir! Mas para uma multidão o sonho virou caixão e se suas famílias sofriam, hoje sofrem muito mais! Me contaram que pais de famílias abandonaram suas lavouras maduras pois grandes ferraduras ornamentavam seus pés! Funcionários públicos abandonaram seus empregos tão sonhados, pois o sonho dourado não estava ali! Aquela enorme "pepita" para alguns fora bendita, para uma multidão uma maldição. O Deputado Curió é o que diga! Me desculpe eu ter encontrado "poesia" nesta multidão de cenas! Ali no meio daquele empilhado de homens um pastor em extase anunciava aos "berros" cuidado o inferno estas nestas "barras de ferro!" Encontrei ali uma professora que abandonou seus alunos e foi à busca de seu sonho dourado, em um "ano" de serviços extras concluio, teve seus sonhos alcançados! Uma multidão de mulheres de carreira faziam a festa nos cabarés à noite, algumas até arrumaram casamentos, mas uma multidão "dinamitaram" seus sacramentos! Um comerciante falido lá do Nordeste este cabra da peste encontrou sua grande "pepita" ali vendendo cachaça e cigarros! Os donos de bons cabarés deram no pé a busca de novas Serras Peladas! Um vendedor de frangos assados veio de Pará de Minas, apostou no comércio ali naquele serrado e em pouco tempo ele fez a "América"! Mas o que se saiu melhor foi o eleito "Deputado", o Sr. Curió! Hoje ali em "Serra Pelada" não resta mais nada, além de alguns heróis fracassados todos ferrados, e cois cabarés de "quinta" e um de terceira, e aqueles heróis sem ter para onde "ir" exibindo seus dentes de "ouro"! E os sonhos?! Bem os sonhos continua dentro dos homens!

moraesvirada
Enviado por moraesvirada em 28/12/2007
Código do texto: T794592
Classificação de conteúdo: seguro