Um ancestral em meu quintal

Kalango*" Um simples réptil da família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte.

Vivem no chão, em locais pedregosos e com moitas, procurando abrigar-se sob rochas e troncos caídos. "

Mas aqui na atual casa onde resido parece ser um local onde vivem toda a colônia desses animais, pelo menos não os vejo noutras casa, noutros lugares.

Aqui, existe nos fundos do terreno um pedaço de parede de uma antiga moradia demolida outrora e que permanece grudado na casa do vizinho e este pedaço de construção que nao foi derrubado abriga um colônia de calangos que saem por entre o vão do muro e parede da casa.

Andam pelo topo do muro de toda a casa de manha saem a maioria e ficam se aquecendo agarrados na parede e alguns maiores de cor esverdeada parecem ser os guardiões costumam ficar em pontos estratégicos dos telhados de onde podem espreitar a rua, o muro, talvez para alertar seus companheiros dos predadores como pássaros maiores e gatos que costumam caça-los.

Sempre há um ´as vezes dois debaixo do potao lateral e da frente da casa espreitando a rua, as pessoas e os carros passando só saem rapidamente quando um pombo ou outro animal se aproxima de repente, saem mas costuma voltar logo em seguida.

Eles parecem muito com aqueles dinossauros de milhares de anos que viveram na terra e foram extintos, porém hoje como se transformados em miniatura. Eles medem entre10 e 20 cm em média. Os menores são de tonalidades mais escura e os maiores de cor mais clara, não sei se essa coloração muda se conforme a idade ou não.

Se emitem algum som são imperceptíveis ou quase pelos humanos.

Mas sua agilidade e perspicaz são sem duvida muito desenvolvidas.

Falo dos que vivem aqui onde moro, numa casa de esquina com muro nos fundos, lateral e frontal o que permite que circulem tranquilamente pelo topo visto que nao nem empecilho como grade, caco de vidro e outros obstáculo.

Ele possuem livre acesso e utilizam com maestria.

Ou por medo ou receio nao adentram as dependências internas da casa. ate ficam a espreita na entrada das portas da cozinha e da sala do lado de fora.

Quando estou sentado no banco ou cadeira no terraço sempre se observa a presença de um ou mais ao redor mas ao tentar aproximar se deles se afastam rapidamente, o mais curioso é que sempre ficam a minha frente como se estivesse querendo se comunicar se com a cabeça sempre meneando se!

Quando criança no interior. na fazenda de meus avós, no nosso sítio nunca presenciei dessa espécie a não ser lagartos daqueles verdes com dorso amarelados medindo cerca de 30 cm, sendo que no Brasil existem cerca de 300 espécies.

Porém como esses daqui nunca havia presenciado e inteirado.

Costumamos interagirmos com os cães, gatos e pássaros mas com um réptil nunca havia presenciado.

* calango

O Calango, criado em 1962 , é uma dança folclórica. Originou-se em Mato Grosso, espalhando-se por muitos outros lugares do Brasil. Até hoje é conhecido por poucos no Brasil. Esta dança explica a origem do calango, animal típico da região

Verão 2023.

© Adauto Neves