POLÍTICA É JOGO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Não adianta ter a visão perfeita se a mente não vê.

A política assim como qualquer outra atividade humana exige participação, está presente no jogo.

Isto mesmo, se não participar e ou tiver medo de se fazer presente, desaparece e nunca mais.

A invisibilidade pessoal no jogo político é mais rápida do que mercadoria de fim de feira.

O eleitorado não tem como votar se o pretenso candidato não se candidata, acha difícil e/ou tem medo de enfrentar os possíveis conconcorrentes.

E até porque:"nenhum homem é livre se não puder se controlar", ex-vi o pensamento do sábio Pitágoras.

Quem tem medo de se candidatar a qualquer cargo vai ser dominado pelos perdores no jogo de alianças, um exemplo típico disso são as eleições para governar a Câmara dos Deputados e o Senado Federal e nos demais poderes da República (executivo, legislativo e judiciário), nos estados membros e nos municípios também.

E não é diferente nas assembleias legislativas e as câmaras municipais pelo Brasil afora.

A política é a arte de fazer santo satanás e satanás santo, claro para quem tem coragem de jogar antes, durante e depois da festa do palanque ganhador e ou perdedor.

Isto mesmo: "Passe algum tempo com aqueles que o tornarão melhor e receba aqueles que você pode melhorar. O processo é mútuo, e as pessoas que aprendem enquanto ensinam", segundo o nosso filósofo Sêneca.

O que é mesmo feio em política é não entrar no jogo, porque em não entrando no jogo vai ser governado por quem ganhou o jogo e ou se alinha ao ganhador sobre os olhos da censura pública, para não ficar se lamentando e chupando o rolete da safra passada.

O fazer política atualmente é mais fácil do que antes, porque existem instrumentos oficiais generosos patrocinados com o Fundo Partidiário, segundo a importância do clã (que não precisa ser parente de sangue) e de seu candidato, inclusive propaganda de graça no horário eleitoral, etc.

Assim não precisa nego sair por aí com o pires na mão, porque, quem tem mesa não come no chão, nunca se ouve dizer o contrário.

Em política não se espera o mundo ou o povo mudar, quem tem que mudar é o político em busca do poder que ele não tem: o mandato eletivo.

Quem não tem a representação de um grupo, não tem a solidariedade deste grupo no jogo pelo poder.

Viva a democracia.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 04/12/2023
Reeditado em 04/12/2023
Código do texto: T7946561
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.