Liberdade e Honra

POSSO até lamentar ter emitido uma opinião que tenha chocado ou entristecido alguém. Não foi intencional. O problema é que prezo e preservo demais minha liberdade de opinião. Lembro o verso do samba: “Podem me prender, podem me bater, mas eu não mudo de opinião…”. Acho que a opinião tem a ver com a honra. É inegociável. Cito Calderón de Lá Barca: “Ao rei tudo, menos a honra”. Como viver se cultuar a liberdade que Cecília Meireles definiu tão bem: “Liberdade, esta palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”.

Concordo que não se pode e nem se deve confundir a liberdade com a provocação e incitação à violência, mas a liberdade de expressão tem que ser preservada junto com a defesa da democracia. Se a honra é a poesia do dever, a liberdade é a base da nossa consciência de cidadão de verdade.

Vou ficando por aqui citando uma frase de Machado de Assis:

“A liberdade não é surda-muda, nem paralítica, Ela vive, ela fala, ela bate as mãos, ela ri, ela assobia, ela clama, ela vive a vida”.

Viva a opinião, a honra e a liberdade. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/12/2023
Código do texto: T7946668
Classificação de conteúdo: seguro