TEREMOS MESMO GUERRA EM NOSSO CONTINENTE?

Terça-feira, 5 de Dezembro de 2023.

Não se sabe se é para sorrir ou chorar, esta decisão que a Venezuela pretende tomar em recuperar os setenta e cinco por cento da Guiana, mas de olho em mais produção de petróleo que, pelo que parece, é rica naquela região.

E para isso estabeleceu um plebiscito onde sua população votou e aceitou a decisão de seu ditador, Nicolás Maduro, neste último Domingo, cujo resultado lhe foi favorável, haja vista que a maioria dos que votaram determinou tal resultado. Mas no percentual geral de eleitores, ele não alcançou nem a metade dos votos. Portanto, a própria população não deve ser favorável àquele ato.

Mas será mesmo que Maduro terá a coragem de invadir a Guiana para tomar de volta aquela região pretendida, passando por cima de acordos internacionais que assim o determinaram, retirando do domínio da Venezuela aquela região?

Todos sabemos que a Guiana tem a simpatia dos Estados Unidos. E este não ficarão inertes a qualquer ataque ou invasão venezuelana. Mas há outros aspectos a se resolverem, como por exemplo, a simpatia que Lula tem por Maduro e que em outras oportunidades, com relação à guerra entre Rússia e Ucrânia, manifestou apoio aos russo, opinando sobre bom sendo de ambos os países para o fim daquele movimento.

E agora o mesmo Lula manifesta opinião a respeito desse último possível confronto, já na América do Sul, pedindo bom sendo aos dois países para que uma guerra não ocorra. E é fato que perdeu uma boa oportunidade para ficar calado.

Mas aqui no Brasil mais exatamente no Rio de Janeiro, um vereador criou um projeto de lei para proibir intervenções diversas na cidade, por parte de movimentos de direita, especialmente, onde quer retirar a estátua de Duque de Caxias de seu memorial defronte ao antigo Ministério da Guerra, na cidade do Rio de Janeiro.

Não resta dúvida que esse pessoal gosta de correr riscos. Imagina se o militares brasileiros aceitarão uma medida como essa? Mesmo que estes não estejam mais com a mesma força de antes. De verde eles amarelaram, permitindo injunções diversas contra eles nestes últimos tempo, fazendo com que os internautas criassem memes onde transformarão um militar numa melancia: verde por fora mas vermelho por dentro.

Enfim, como tudo mudou, no mundo e em nosso país, há que se esperar muita coisa acontecendo, mesmo aquelas que não fossem dos desejos da maioria, transformando nossas vidas num verdadeiro maremoto de tristes acontecimentos.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 05/12/2023
Código do texto: T7947307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.