Entre o estresse e o lazer

Com o tipo de vida estressante que a maioria das pessoas leva é quase impossível gozar de uma boa saúde. Se quisermos melhorar nossa qualidade de vida urge silenciar, meditar e, por que não, mergulharmos em uma deliciosa leitura. Tenho percebido que a média das pessoas não vive a vida que realmente gostaria de viver. E isso está longe de ser por causa da falta de tempo ou da condição econômica. Elas simplesmente não relaxam. A era moderna prima por trazer conforto e comodidade, mas nem sempre essas coisas significam bem estar ou felicidade. Não sou diferente do ser humano comum, mas não sou chegado a aglomerações, rodadas de cerveja, tampouco sons estridentes de música; isto é, quando podemos chamar de música o que estamos ouvindo o tempo todo, quer gostemos ou não.

Considero a privacidade um direito inalienável, especialmente quando nos encontramos dentro de nossa própria casa. Só que existem pessoas que não percebem isso ou se fazem de desentendidas. Não é preciso a lei do silêncio atuar para nos fazer entender que meu vizinho gosta de paz e de sossego. Imagina ter que suportar um pagode ou seja lá o que for entrando pelos seus ouvidos sem que você tenha o mínimo direito de selecionar o que mais te agrada! Então quando não quero ser incomodado fecho portas e janelas para dar minha aula online ou para conseguir levar à cabo minha leitura. Atualmente estou com dois vizinhos que adoram "música" em alto volume e isso acontece quase todos os dias. Destaco que esse é o único ponto negativo que poderia mencionar na pacata cidade de Araruama onde vivo atualmente.

Nós que já estamos vivendo os "enta" de nossas vidas sentimos realmente como a arte, especialmente em termos musicais está degradando cada vez mais. E o pior é que as canções que mexeram com nossa alma continuam e vão continuar tocando a todos os lados porque o que é realmente bom não morre. Mas como são chatinhas a maioria das "musicas que tenho ouvido nos últimos anos! Parece que a inspiração se desvaneceu de vez. E tocam e repetem e repetem mais uma vez ... fico-me perguntando onde foi parar a criatividade.

Mas falando das atividades que nos dão prazer e saúde, elas estão ao nosso dispor se quisermos de verdade optar por elas. Percebo que muitas pessoas escolhem como lazer coisas e atividades que a estressam ainda mais. Penso que hora de descanso é feita para realmente descansar e não intoxicar o corpo com bebidas e a mente com atividades tolas e improdutivas. Quero deixar claro que não sou contra uma reunião prazerosa de parentes e amigos e uma boa comida, mas penso que em tudo há limite e deve haver um bom gosto apurado. Momentos de lazer e distração não foram criados como fuga de problemas emocionais como depressão e outros; para esses existem outras formas de tratamento e de cuidado. Sou adepto de que cuidemos do corpo com atividades físicas saudáveis, da mente com leituras edificantes e do espírito através de trazer Deus para nossas vidas.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 05/12/2023
Reeditado em 05/12/2023
Código do texto: T7947821
Classificação de conteúdo: seguro