O BRASIL NO SUL GLOBAL

Matéria publicada na Diplomatique, Le Monde, em 8 de dezembro de 2023, - 'Novas dinâmicas da integração da infraestrutura sul-americana' - Política externa adotada pelo Brasil a partir de janeiro de 2023 resgata o tema da integração da América do Sul, escrita por Luciano Wexell Severo, diretor da Secretaria de Articulação Institucional (SEAI), do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), do Governo Brasileiro, abre mais a minha certeza de que a geopolítica e a geoeconomia brasileira tem que priorizar a América do Sul, América Latina, BRICS+ e União Africana, tudo interligado e em fluxos multipolares dinâmicos.

Sem ser experto, em relações internacionais, tenho a percepção de que o Mercosul+ tem que ser o bloco de intercessão ao BRICS+, uma espécie de Hub Geopolítico-Econômico do Eixo Sul da América, com a nova ordem multipolar do mundo.

Por isso não compreendo a insistência do Lula III no acordo Mercosul expansivo com a UE - União Europeia.

Por que o presidente Lula advoga uma causa que só faria bem à Europa, notadamente, à Alemanha?

A decepção do Luiz Inácio Lula da Silva, com o Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron, foi quase vexatória, ao ponto de seguir dizendo que "não desistirá de tocar o coração" do líder francês.

Para mim, enviesadamente, Macron salvou o Mercosul e o Brasil.

A França, ao proteger o agronegócio subsidiado francês, nos possibilita seguirmos avante, com nossa reindustrialização, e buscarmos reverter a "histórica tradição de nação das commodities", exportadora de produtos primários, desde a colônia-império, que ainda se mantém na República.

Lula está sendo induzido ao erro, nessa querência de manter tradições eurocêntricas, nas ex-colônias ocidentais, do Velho Mundo, sempre assimétricas, para nós outros, numa sabujice que o nosso líder-estadista-mor e o Brasil não necessitam ser submetidos, neste século XXI.

Pois bem, graças aos deuses, e ao Macron, o acordo babou, e vamos retomar com vigor a integração, do Brasil e do Mercosul+, à Grande Pátria Latino-Americana, ao Sul Global e ao Mundo multipolar, que está por vir.

Marco Paulo Valeriano de Brito
Enviado por Marco Paulo Valeriano de Brito em 09/12/2023
Código do texto: T7950509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.