Brasileirão 2023 que mais marcou

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) resolve homenagear Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, um dos maiores jogadores da história do futebol, morto no ano passado aos 82 anos de idade, que jogou no Santos e no Cosmos de Nova York, único jogador a conquistar 03 Copas do Mundo e que marcou 1283 gols. A homenagem foi prestada no Brasileirão Série A e B na primeira rodada, em que foi inserido o rosto do Pelé nas braçadeiras de capitão e nas moedas do sorteio para início das partidas, e aplausos por um minuto dos torcedores.

No dia 06-12-2023 chegou ao fim o campeonato Brasileiro série A, ou seja, a 38ª rodada, com o objeto de definir o campeão, os 04 classificados diretos para a Copa Libertadores da América e os dois classificados indiretos para a fase de grupos, os 06 classificados para a Copa Sul-Americana e os 04 rebaixados para o Brasileirão série B do ano que vem. O Campeão Brasileiro foi o Palmeiras com 70 pontos, bicampeão consecutivo e que chegou ao seu 12º título, recorde absoluto. E o artilheiro foi atacante Paulinho do Atlético-MG com 20 gols.

Os 08 classificados para a Copa Libertadores são: São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, sendo que Botafogo e RB Bragantino vão disputar a fase de grupos. Os 06 classificados para a Copa Sul-Americana de 2024 foram: Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro. E os 04 rebaixados foram: Santos, Goiás, Coritiba e América-MG.

No meu ponto de vista, foi o Brasileirão mais marcante desde a sua unificação em 1971, pela virada do Palmeiras em cima do Botafogo que liderou por mais de 30 rodadas e chegou a ficar 13 pontos acima do segundo colocado. E pelo Santos ser rebaixado pela primeira vez. Restam agora dois times que jamais caíram, ou seja, o Flamengo e o meu São Paulo.

E o Brasileirão série b mesmo formato do Brasileirão série A também chegou ao fim uma semana antes. O campeão foi o Vitória-BA com 72 pontos, sete a mais do que o segundo colocado, o Juventude. Os outros dois classificados para a série A foram Criciúma e Atlético-GO. O meu Vila Nova dependia somente de uma vitória contra o ABC, último colocado fora de casa para se classificar, mas perdeu por 3 a 2. E mais uma vez o Vila ficou no quase, para a tristeza de sua grande torcida. Os 04 rebaixados para a série C foram: Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC.

Goiânia, 10-12-2023

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 10/12/2023
Reeditado em 10/12/2023
Código do texto: T7950893
Classificação de conteúdo: seguro